Acre registra apenas uma morte por covid-19

Cezar Negreiros

Apenas uma morte por covid-19, mas 127 novos casos da doença nas últimas 24 horas, o estado registra agora 636 óbitos e 26.004 contaminados. Durante os cinco dias da segunda semana de setembro, o Acre registrou apenas 12 óbitos e 561 novos casos da doença, segundo o boletim epidemiológico divulgado pelo Departamento de Vigilância em Saúde (DVS).   A vítima era um aposentado de 83 anos, que faleceu na última quarta-feira (dia 9) no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Acre (INTO-AC).

 De acordo com o balanço da Secretaria Estadual de Saúde do Acre (Sesacre), já foram notificados 65.953 casos suspeitos da doença, mas 39.913 casos foram descartados, porque o resultado da sorologia deu negativo para covid-19. O comunicado informa ainda, que 102 pacientes que tiveram complicações clínicas continuam internadas, aproximadamente 23.453 pacientes já receberam alta médica e que apenas  36 testes de RT-PCR seguem aguardando análise pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) e pelo Centro de Infectologia Charles Mérieux.

Queda – O diretor do Hospital Regional do Juruá Marcos Lima revelou que os números de internações por covid-19 vem registrando uma queda a cada dia. O gestor informou que na última quinta-feira (dia 10), contava com apenas  21 pacientes internados no hospital de campanha, mas nenhum na UTI-Covid. A  nova unidade hospitalar conta com mais 90 leitos destinados à enfermaria, à unidade de terapia intensiva (UTI) e semi-intensiva. “Mesmo com a doença em queda na região do Vale do Juruá, continuamos vigilantes para acolher os pacientes de outras cidades”, observou.