Acre registra mais cinco mortes por covid-19 e 158 novos infectados

Cezar Negreiros

Acre registra 158 novos casos de covid-19 e mais cinco mortes, a Secretaria Estadual de Saúde do Acre (Sesacre)  contabiliza  11.539 infectados e 305 óbitos em quase três meses da primeira morte por causa da doença na capital capital. O boletim epidemiológico do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) apontou que foram notificados  27.074 casos suspeitos, porém, 15.197 casos descartados, pelo menos 6.270 pessoas estão curadas e aguardam o resultado da sorologia dos 338  exames por RT-PCR do laboratório Mérieux e do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen-AC).

As vítimas desta vez foram um homem e quatro mulheres com idades entre 50 e 89 anos. Sendo três óbitos no município de Rio Branco, uma em Xapuri e outra de Cruzeiro do Sul. O advogado Wiliam D’Avila Modesto (50 anos), deu entrada no último dia 13 de junho, mas faleceu na noite deste domingo,  no Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (INTO-AC).

O poeta Mauro Modesto, que estava em São Paulo usou as redes sociais para lamentar a morte do irmão mais novo. Contou que o irmão estava internado num leito de UTI do INTO-AC. Ainda comovido, embargado pelas lágrimas, o poeta contou que  elevou as suas preces a Deus e pediu a sua misericórdia para que o recebesse em sua morada e que “o colocasse nos braços dos pais José e Iracema e de nossos irmãos, que nos deixaram antes do combinado”, desabafou. 

A segunda vítima tinha 66 anos, mas que veio a óbito no último dia 17 no hospital Epaminondas Jácome (no município de Xapuri), a terceira era uma aposentada de  77 anos,  que morreu no último dia 18 no Hospital Santa Juliana, na capital acreana.  A quarta vítima tinha 86 anos, que faleceu no último domingo (dia 21), no Hospital Santa Juliana, enquanto a última tinha 89 anos, que veio a morrer no último dia 20 no Hospital Regional do Juruá, no município de Cruzeiro do Sul.

NOTA DE PESAR

É com profunda comoção que a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Acre (OAB/AC), manifesta o seu pesar pelo falecimento do advogado William D’Ávila Modesto. O óbito ocorreu nesta segunda-feira, 22, no Pronto Socorro de Rio Branco em decorrência da Covid-19. Irmão do poeta Mauro Modesto e tio de Mauro Ulisses Modesto, procurador de Estado, o Sr. William foi um importante e ativo profissional nos setores público e privado, se destacando na advocacia acreana com brio e respeito junto aos colegas de profissão.

O sepultamento será realizado hoje no Cemitério São João Batista, mas por orientação das autoridades de Saúde, o momento será fechado aos familiares mais próximos. A Ordem estende as suas condolências e solidariedade à família e aos amigos, para que possam encontrar conforto neste momento de dor.

Rio Branco – AC, 22 de junho de 2020

Diretoria da OAB/AC