Acre registra mais oito mortes por covid-19 e 470 novos casos da doença

Acre registra mais oito mortes por covid-19 e 470 novos casos da doença, segundo balanço da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre). Agora o estado contabiliza 113 óbitos e 5.251 pessoas infectadas pelo coronavírus, de acordo com o boletim epidemiológico do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS).

As vítimas desta vez foram cinco mulheres e três homens, sendo seis moradores da capital acreana, um de Cruzeiro do Sul e outro do município de Capixaba que registra o primeiro óbito por causa da doença.

A 1ª vítima tinha 33 anos, mas morreu no último dia 23 no Pronto-Socorro de Rio Branco, enquanto a 2ª vítima era uma paciente de 35 anos, que veio a óbito no dia de ontem na UPA do Segundo Distrito, a 3ª vítima tinha 56 anos, moradora do município de Capixaba, que faleceu no último dia 19 na UPA do Segundo Distrito. A 4ª vítima era uma aposentada de 66 anos, que morreu na última terça-feira na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), do Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (ITO-AC) e a 5ª vítima era uma aposentada de 75 anos, que faleceu no dia 24 no Pronto-Socorro de Rio Branco.

Dos três homens que vieram a óbito por causa da doença, era um homem de 34 anos, que faleceu no último dia 26 na UPA do Segundo Distrito, a 7ª vítima tinha 39 anos, mas morreu no Hospital Regional do Juruá no último dia 26 (em Cruzeiro do Sul), a 8ª vítima era um aposentado de 68 anos, que morreu no último dia 25 deste mês no Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre.

Recém-nascido – O secretário municipal de Saúde de Porto Valter (Semsa), César Andrade revelou que uma criança recém-nascida de 19 dias, foi infectada pelo pai que estava contaminado pelo coronavírus, agora o município registrou o primeiro caso local. Porém, antecipou que todas as três pessoas que visitaram o casal em sua residência na zona rural estão sendo monitorada pela equipe da Vigilância Epidemiológica para evitar que a doença se espalhe pela zona urbana.

“O marido teve de acompanhar a esposa para dar a luz na maternidade de Cruzeiro do Sul, quando se contaminou”, observou.

A cidade de Cruzeiro do Sul já contabiliza 483 casos de covid-19, enquanto Marechal Thaumaturgo pulou para 61 casos com sorologia positiva, o município de Mâncio Lima registrou 14 casos da doença e Rodrigues Alves apenas 9 casos. Em contrapartida, Rio Branco desponta com, 3.619 casos; Plácido de Castro, com 157, Acrelândia, com 145; Sena Madureira, com 177; Senador Guiomard, com 104; Tarauacá, com 189 casos. Nos demais municípios os casos ficaram assim distribuídos: Assis Brasil (19), Brasileia (43), Bujari (38), Capixaba (29), Epitaciolândia (47), Feijó (7), Porto Acre (69) Santa Rosa do Purus (8) e Xapuri (31).