Acre registra mais três mortes por Covid-19

Cezar Negreiros

Mais três mortes por covid-19 e 438 novos casos nas últimas 48 horas, o estado contabiliza agora 226 óbitos e 43.346 infectados. A primeira vítima era um aposentado de 64 anos, que faleceu na noite do último domingo (dia 10), no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Acre (INTO-AC), enquanto o segundo era um aposentado de 86 anos, que veio a óbito na mesma unidade de saúde no último sábado (dia 9), a terceira vítima era uma aposentada de brasileense que tinha 67 anos, que morreu no último sábado (dia 9), Hospital Geral Raimundo Chaar em Brasileia.

De acordo com o boletim epidemiológico do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), aproximadamente 119 pacientes continuam internadas devido às complicações clínicas. Cerca de 80% dos leitos de UTI do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia no Acre estão ocupados, pois dos 40 leitos apenas sete estão vagos, segundo o boletim de Assistência à Saúde da Sesacre.

Por enquanto, apenas oito leitos de UTI no Pronto-Socorro de Rio Branco, enquanto no Hospital Santa Juliana cinco vagas. Dos 10 leitos de UTI no Hospital Regional do Juruá, apenas duas estão ocupadas, no município de Cruzeiro do Sul (no Vale do Juruá).

Atualmente, 809 exames de RT-PCR seguem aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) ou do Centro de Infectologia Charles Mérieux. Foram notificados 122.091 casos suspeitos de co-vid-19, mas 78.155 casos descartados, porque a sorologia deu negativo pra covid-19.