Acre tem 600 mortes por COVID e quase 24 mil casos confirmados

O Acre atingiu neste domingo a marca de 600 mortos pela COVID 19, com mais dois óbitos registrados, um em Mâncio Lima e um em Tarauacá. Mais 54 novos casos de contaminação pelo novo coronavírus foram registrados ontem, Com isso, Assim, o número de infectados saltou de 23.665 para 23.719.

O Acre já registrou 57.960 notificações de infecção pelo novo coronavírus, sendo que 34.194 foram descartadas após exames. Mas 47 testes RT-PCR ainda aguardam análise laboratorial pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) e pelo Centro de Infectologia Charles Mérieux. Já foram registradas 18.848 pessoas que receberam alta médica da doença.

O governador Gladson Cameli viaja hoje para São Paulo e um dos assuntos de sua extensa pauta será a articulação para o envio de vacinas para o Acre em prazo de urgência, assim que alguma for liberada pelas autoridades brasileiras. O governador já afirmou que não interessa qual a origem da vacina, desde que esteja certificada, ele vai adquirir.

Apesar do estado se encontrar na fase de atenção para a COVID, nível amarelo, o número de 600 mortes é emblemático e mostra a força com que a doença atacou o estado, cuja população total não ultrapassa 1 milhão de habitantes. Reforça a necessidade de um controle ainda permanente para evitar o recrudescimento da infecção. E cautela no processo de reabertura da economia.