Acre tem sexta maior média de consumo de água tratada do país

O Acre apresentou a sexta maior média do país de consumo de água tratada por dia. O resultado foi apresentado na Pesquisa Nacional de Saneamento Básico, realizada pelo IBGE no ano de 2017. Todos os 22 municípios do Acre têm serviço de abastecimento de água por rede geral de distribuição em funcionamento.

Nenhum município teve o serviço paralisado durante todo o ano de 2017. Na região norte, apenas, um município do estado do Amazonas teve a interrupção do serviço por deficiência nas instalações e nos equipamentos para produção e distribuição de água.

De acordo com o serviço de atendimento ao público oferecido pela entidade responsável, a queixa de mais de quinze municípios era sobre vazamento de água. Já sete dos 22 municípios a reclamação era por falta d’água.

A captação de água nos municípios acontece de forma superficial, poço raso, poço profundo e de outras formas. No Acre em dezenove municípios a água é captada de forma superficial, um município através de poço raso e outras cinco cidades através de poço profundo.