As Feiras Livres vão voltar no próximo final de semana com suporte e orientação da Prefeitura de Rio Branco

Em acordo com a faixa laranja, alcançada pelo município em concordância com o Pacto Acre sem Covid, a Prefeitura de Rio Branco acompanha o retorno das Feiras livres de comercialização de gêneros alimentícios de produção rural, nos bairros da capital.

Seguindo os protocolos sanitários e distanciamento seguro entre as barracas, além de poder atender com delivery, drive thru e pague e leve, a Secretaria Municipal de Agricultura Familiar (Safra) iniciou o trabalho de reorganização e retomada gradual das feiras.

De acordo com o diretor de apoio à Agricultura Familiar da Safra, Jorge Rebouças, apenas metade dos feirantes deve retomar às atividades já no próximo final de semana. “Nós temos 44 feiras de bairro, em Rio Branco, e por ser um ambiente que junta muitas pessoas, não poderemos ainda voltar com todas, então em conversa com os produtores e feirantes, eles mesmo selecionaram quem voltaria nesta primeira fase e nós estamos dando todo suporte e orientação”, disse.

No próximo sábado, 25, e domingo, 26, metade dos feirantes de duas importantes feiras da cidade: do Polo Geraldo Fleming e bairro Alto Alegre, retoma as atividades. “Nós estamos orientando eles a estarem devidamente equipados com máscara, luva, touca, avental e ter em todas as barracas álcool em gel. Além disso, estamos orientando também que eles tenham produtos para constante higienização das frutas, verduras e hortaliças, porque as pessoas têm a mania de pegar para escolher qual levarem”, explicou Rebouças.

O secretário da Safra, Paulo Braña, explicou que na próxima semana outras feiras vão voltar aos poucos. “Na semana que vem outros bairros também terão as feiras de volta como a Cidade Nova, Castelo Branco, Vila Betel, entre outros. O importante para gente é que os agricultores possam aos poucos ir retomando o seu trabalho”, frisou.