As Sete do Dia

1 Reunião com os Chineses para discutir megaferrovia

A vice-governadora Nazaré Araújo participa hoje, às 9h em Ji-Paraná, Rondônia, de uma reunião com o Embaixador da República Popular da China, Sr. Li Jinzhang e comitiva de empresários chineses. O objetivo da reunião, organizada com o apoio do Senado Federal, é discutir e trocar informações técnicas comerciais entre os Governos dos Estados do Acre, Rondônia e Mato Grosso e a comitiva chinesa, tendo em vista o Acordo Trilateral que foi assinado pelo Ministério de Transportes e Comunicação do Peru, o Ministério dos Transportes do Brasil e a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China, para realização de estudo de viabilidade para a construção da Ferrovia Transoceânica, planejada para cortar o território brasileiro, entre o Porto do Açu, no litoral do estado do Rio de Janeiro e a localidade de Boqueirão da Esperança no Acre.

nazaré

2 Câmara retoma votação da reforma política e deve analisar projeto do ajuste

A Câmara dos Deputados tem uma semana com muitos desafios e embates nas votações em plenário de temas polêmicos que tratam do ajuste fiscal e da reforma política. Nas comissões especiais, não será diferente. Serão apresentados pareceres como o que trata da redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. Nas sessões ordinárias de plenário, os deputados devem votar o projeto de lei do Poder Executivo que modifica as regras da desoneração da folha de pagamentos, reduzindo os incentivos às empresas beneficiadas. O projeto, com as medidas provisórias (MP) 664 e 665 – já aprovadas pelo Congresso –, faz parte das medidas de ajuste fiscal do governo.

 

3 Sisu abre inscrições nesta segunda-feira para 55 mil vagas no ensino superior

Começam hoje as inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os interessados podem consultar as vagas disponíveis no site do sistema. Esta edição vai oferecer 55.576 vagas em 72 instituições públicas. Para participar do Sisu, o candidato precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 e não ter zerado a redação. As inscrições estarão abertas até quarta-feira (10). Na hora da inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do Sisu. As cotas são para estudantes que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas. Nesta edição do Sisu, pelo menos 37,5% das vagas serão para cotistas.

 

4 Poderes debatem realizam do I Encontro de Câmaras Municipais do Acre

O presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, Artêmio Costa, recebe hoje em seu gabinete, o vice-presidente do Senado Federal, Jorge Viana e o Presidente da Assembléia Legislativa do Acre, Ney Amorim para tratar do I Encontro de Câmaras Municipais do Acre e da reforma política em tramitação no Congresso Nacional. O I Encontro de Câmaras Municipais do Acre tem como idealizador o presidente da Câmara de Rio Branco e o evento acontece nos próximos dias 15 e 16 de Junho, a partir das 8h no Afa Jardim.

5 Órgãos da sociedade civil alertam sobre fim da rotulagem de transgênicos

A aprovação, na Câmara dos Deputados, do Projeto de Lei 4.148/2008, que propõe mudanças nos rótulos de embalagens de alimentos transgênicos, gerou reações de entidades da sociedade civil, segundo as quais a proposta tira da população o direito de escolha de consumir ou não produtos cuja matéria-prima foi geneticamente modificada. Segundo a pesquisadora do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), a retirada do símbolo de transgênicos fere totalmente o direito do consumidor à informação clara, correta e precisa em relação aos produtos que estão no mercado.

6 Acre busca referência na cadeia produtiva de bambu

O Acre tem 87% de seu território coberto por florestas, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Meio Ambiente Desse total, ao menos 36% é de árvores da espécie bambu, o que representa 600 mil hectares. Diante dessa vasta incidência da espécie, o governo do Acre, por meio do gabinete da primeira-dama Marlúcia Cândida, da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), Sebrae e Ministério de Ciência e Tecnologia, investe em pesquisas e fomento ao beneficiamento da planta, que tem diversas utilizações na construção civil, na fabricação de móveis, utensílios de uso domésticos e até mesmo acessórios como capas de celulares.

bambu

 

7 Chefe de auditoria da Fifa diz que Rússia e Qatar podem perder a Copa do Mundo

Em meio aos escândalos de corrupção que atinge a Fifa, as escolhas de Rússia e Qatar como sedes das Copas de 2018 e 2022 nunca vinham sendo contestadas pela entidade. Pelo menos até ontem. Em entrevista ao jornal suíço “Sonntags Zeitung”, o chefe de auditoria da Fifa, Domenico Scala, disse que se forem aparecerem evidências de corrupção no processo de escolha das duas sedes, tanto a Rússia quanto o Qatar podem perder a chance de organizar o Mundial. As escolhas da Rússia e do Qatar estão entre os alvos da investigação do FBI.A Rússia desbancou Inglaterra e as candidaturas conjuntas de Portugal-Espanha e Bélgica-Holanda para organizar a Copa de 2018, enquanto o Qatar levou a melhor sobre EUA, Japão, Austrália e Coreia do Sul pela edição de 2022.

domenico