Atendimentos do Saúde Itinerante são retomados no Juruá

A retomada gradual das atividades do programa Saúde Itinerante no município de Cruzeiro do Sul foi possível graças ao esforço do governo do Acre, que, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), mobilizou-se e reorganizou o formato dos atendimentos, considerando a situação de pandemia.

Entre os dias 1° e 3 de outubro, o programa levou médicos para atender 64 mulheres do Vale do Juruá que aguardavam a fila do Tratamento Fora do Domicílio (TFD).

“Estamos retomando nossas atividades de forma segura e gradual. Esse Itinerante é específico na área de ginecologia, visando atender as pacientes que estavam aguardando o retorno do TFD para fazer alguns procedimentos e exames específicos”, explica Rosemary Fernandes, chefe do Núcleo do Programa Saúde Itinerante.

Os atendimentos que foram agendados pela regulação do TFD estão sendo realizados no Hospital da Mulher e da Criança Irmã Maria Inete. Estão sendo ofertadas consultas médicas, exame de colposcopia, ultrassonografia, cirurgia de alta frequência (CAF) e atendimento do serviço social.

Maria de Souza, 29 anos, conta que buscou o primeiro atendimento em 2019, quando fez um preventivo que apresentou alteração. Passou por um tratamento em que realizou a CAF, e agora retorna para fazer acompanhamento.

Maria de Souza 29 anos, retorna à maternidade para apresentar seu exame e já fazer o tratamento Foto: Onofre Brito/Secom

“O atendimento foi muito bom, além de não ter que me deslocar daqui. A maioria de nós não tem familiares em Rio Branco, e o atendimento sendo na nossa região facilita. Tenho uma filha pequena e fiquei preocupada em ter que ir; fiquei muito feliz quando me disseram que o atendimento seria feito aqui”, relata.

O ginecologista Gilson de Carvalho, que participa pela primeira vez do Itinerante em Cruzeiro do Sul, conta que está bastante satisfeito com a organização do programa, inclusive por poder atender um fluxo de pacientes não só de Cruzeiro, mas também dos municípios do entorno.

“Conseguimos cumprir os atendimentos das pacientes que estavam programadas, algumas delas vieram para apresentação de biopsia, em que os exames indicaram a necessidade de um pequeno procedimento cirúrgico, que já conseguimos encaixar para serem feitos durante a ação. Ou seja, diagnosticamos uma lesão de alto grau, e nessa visita vamos poder concluir o atendimento, já fazendo o tratamento cirúrgico”, explica o médico.