“Blitz do Desconto” do Procon Acre fiscaliza lojas em promoção

Visando garantir os direitos do consumidor acreano, o Procon/AC realiza, até o início de fevereiro, a Operação “Blitz do Desconto”, que fiscaliza o comércio de Rio Branco quanto às ofertas e publicidades apresentadas durante este período, que é, tradicionalmente, de liquidações nas lojas, que aproveitam para repor os estoques.

GUR_0450-580x534

Para evitar qualquer tipo de propaganda enganosa, bem como ofertas expressivas de desconto, que na realidade não existem, os ficais visitam os estabelecimentos comerciais e orientam comerciantes e clientes.

“O desconto tem que estar informando o valor à vista, o valor que era antes e o que é agora na promoção. Essa informação tem que estar clara, para que o consumidor saiba se de fato está comprando uma peça com desconto real”, disse a chefe de fiscalização do Procon, Francisca Brito.

Além disso, os clientes devem ser informados sobre a política de troca da loja e ter acesso a um exemplar do Código de Defesa do Consumidor (CDC) no estabelecimento. Até agora nenhuma loja foi autuada durante a operação.

O diretor do Procon/AC, Diego Rodrigues, orienta o consumidor que se sentir lesado a entrar em contato com o órgão. “Quem tiver qualquer problema ou dúvida pode fazer a denúncia para a gente na Oca ou pelo telefone 3223-7797. O cliente precisa exigir a nota fiscal, pois, no caso de problemas com o produto, somente com esse documento ele consegue abrir alguma reclamação”, destacou o diretor.