Coluna Bom Dia

Repasses

Os municípios acreanos recebem na terça-feira a terceira parcela do repasse da diferença do FPM referente à recomposição do tributo. Serão quase R$ 9 milhões repartidos entre 21 municípios. Só Bujari não receberá nada. Para Rio Branco serão mais de R$ 5 milhões. Todo dinheiro é bem-vindo.

Reabertura

A grande expectativa de setores empresariais com a possibilidade de reabertura de algumas atividades já amanhã, deve ser frustrada. A ideia é que a Covid ainda não está controlada no Estado, muito pelo contrário. Sem isso, é possível que o estado de emergência com a cor vermelha seja mantido, o que impedirá qualquer medida de flexibilização.

Reação

O empresário George Pinheiro, que preside entidade nacional ligada ao comércio protestou ontem exigindo abertura. É improvável que isso aconteça. A situação ainda é dramática, especialmente pelo quase esgotamento dos leitos de UTIs no Estado.

Ventiladores

Com a chegada de novos ventiladores para pacientes com Covid, surge alguma esperança de que, na próxima semana, possa haver alguma variação na avaliação da epidemia.

Reconhecimento

Até os adversários políticos mais ferrenhos estão sabendo separar as coisas e reconhecer o trabalho exemplar e, como sempre, competente do ex-governador Tião Viana, em suas atividades como médico, no combate à Covid-19. Sem escolher cor partidária, o ex-governador está salvando vidas de inúmeros acreanos, o que só comprova a excelência de sua formação e sua dedicação à medicina. A ele, os parabéns da coluna.

Também

Outro que se destaca na atividade profissional de médico é o vereador Eduardo Farias. Igualmente recebe os elogios pelo seu exemplar trabalho. Nenhuma novidade reconhecer as qualidades do doutor Eduardo Farias.

Número

O Acre se aproxima das 400 mortes por Covid e mais de 14 mil infectados, o que representa uma taxa de mais de 16 mil doentes por milhão de habitantes. Muita gente está confundindo as orientações que o governo deu aos prefeitos para quando a pandemia amainar com a perspectiva de abertura já amanhã. Não deve ocorrer.

Em Cruzeiro

 O governador Gladson Cameli está em Cruzeiro do Sul acompanhando e dando apoio aos profissionais de Saúde. Ele visitou a UPA do Juruá vistoriou o Hospital de Campanha. O governador também entregou sexta-feira instrumentos de fanfarra para as escolas do município.

História

A Secretaria de Educação vai entregar totalmente recuperado o prédio do Colégio Santa Juliana, em Sena Madureira. Trata-se um dos prédios mais antigos do Estado, construído pelas irmãs da Ordem Servas de Maria, inaugurado em 1929. Durante décadas se dedicou à educação das meninas da região do Iaco e depois formou um importante grupo de professoras, que atuou na região e em todo o Estado. 

Reforma

A reforma do Colégio Santa Juliana preserva sua arquitetura tradicional, inclusive as celas que serviam de dormitório para as freiras e que agora serão transformadas em salas de estudo. A obra vem sendo tocada com carinho especial pelo secretário Mauro Sérgio e só foi possível graças à emenda parlamentar da deputada Vanda Milani.

Direita volver

O ex-comandante da Polícia Militar, Coronel Ulysses, descartou o desejo de sair candidato a vice-prefeito na chapa de Minoru Kinpara. Disse que vai se dedicar a pavimentar sua candidatura a deputado estadual ou federal em 2022. O coronel quer ser um dos líderes do movimento de direita no Acre. Vai ter que entrar na fila.

Posição

Também o deputado José Bestene afirmou que não permitirá que o PP faça alianças com partidos ou personalidades da esquerda. Quer o partido alinhado à direita. Posição perigosa. Ele corre o risco de não poder sequer frequentar uma assembleia do Progressistas e se encontrar com antigas lideranças da esquerda, hoje companheiros de partido, como o ex-deputado Ney Amorim e Moisés Diniz.

Cores

Aliás, na política acreana não existem partidos que sejam puros ideologicamente. Com a derrocada do PT, seus ex-aliados correram para se agrupar nos partidos considerados de direita e hoje o PP, MDB e PSDB batem palmas e estendem tapetes vermelhos e abraçam candidaturas de petistas, como se fossem companheiros de longa data de militância. Como a coluna não acredita em súbita conversão de fé e em milagres na política, é difícil imaginar que essas personalidades rejeitaram seu passado tão fortemente.

Diferença

O próprio Coronel Ulysses terá que apoiar a candidatura de Minoru Kinpara na Capital, que foi presidente do PT, O PSDB ensaia apoio à deputada Leila Galvão, candidata do MDB em Brasileia e também petista de carteirinha, até algum tempo atrás. O mesmo acontece em Tarauacá, em Feijó e ao longo do caminho dos 22 municípios, sem contar que muitos dirigentes que hoje atacam o PT e a esquerda já foram grandes aliados de seus governos em passado recente.

Duro

Mas pau que dá em Chico também dá em Francisco. Quase como resposta aos ataques que vem recebendo da direita acreana o ex-governador Jorge Viana foi extremamente duro em manifestação nas redes sociais. Em debate, acusou especialmente o PSL de estar ligado a movimentos como ‘Esquadrão da Morte’ e ‘Milícias’. Jorge Viana chutou o pau da barraca.

Cargo

Quem se desligou ontem definitivamente de seu cargo na área de tecnologia da informação na prefeitura foi o competente Pablo Mendes. A partir de agora vai se dedicar à campanha de reeleição do vereador Rodrigo Forneck. Também deve colaborar com a campanha a prefeito do PT, usando seus amplos conhecimentos em mídias sociais.

Loja

Depois que deixou o cargo de secretário municipal de Saúde, Oteniel Almeida passou a se dedicar à sua loja, que vende produtos da Herbalife. Como trabalha basicamente com entregas em delivery, não foi muito afetado pela pandemia.

Pesar

A Covid levou ontem mais um pedaço da história do Acre. Faleceu vítima da doença o popular Chico Barbeiro. Francisco Nogueira da Cruz trabalhou por 56 anos no salão Rio Branco, no centro da Capital. Por sua cadeira passaram todos os políticos e as personalidades do Acre. Chico era amigo de todo mundo e uma verdadeira lenda, a nos lembrar sempre da história da formação desta Capital. Sua ausência será profundamente sentida. Era um mestre e um amigo leal.

Galinhas

O Conselho Estadual de Educação sepultou de vez uma estranha ideia do agora candidato Tião Bocalom. Ele queria implantar em cada escola do Estado um galinheiro, para ser cuidado por alunos e professores. Em boa hora o conselho achou a ideia estranha e barrou a intenção.

Ideias

Essa ideia de criar animais em escolas ou distribuir criações nunca deu certo no Acre. No tempo de Nabor Júnior, os leitõezinhos entregues pelo então secretário Carbone viraram prato de Natal com maçã na boca. Os peixes distribuídos por Tião Viana aos índios para incentivar a criação, acabaram fritos. Mesmo destino tiveram os carneiros. As galinhas das escolas iriam ter o mesmo roteiro.

Crédito

A Fieac e a classe empresarial abrem amanhã a Semana do Crédito, oferecendo recursos para empresas, especialmente indústrias, para o período da pandemia. A semana do crédito será aberta com uma vídeo conferência às 17 horas de amanhã .



zc\zc