publicidade

Coluna Bom Dia

Lista

A lista dos inelegíveis divulgada pelo Tribunal de Contas inclui 10 dos 22 atuais prefeitos no Estado, cujas candidaturas podem ser inviabilizadas, se a Justiça eleitoral tiver entendimento igual ao da Corte de Contas. Mesmo que possam concorrer, por medidas judiciais, esses prefeitos estarão com o nome sujo e certamente isto pesará contra eles nas urnas, já que seus adversários farão divulgação maciça dessa condição.

Competência

A competência final para decidir sobre a elegibilidade é do TRE, mas a indicação do TCE é sempre muito forte. Os candidatos ainda podem apelar para alguma medida de segurança, que garanta sua candidatura. O eleitor precisa levar em conta essa classificação de fichas-sujas na hora de escolher seu voto.

Candidatos

A lista do TCE inclui, além dos atuais prefeitos, outros políticos e candidatos. São 339 nomes. Entre os candidatos, constam os nomes de Daniel Zen, do PT da Capital, por causa de suas contas como gestor da Educação e Lourival Andrade, o Serraria, do partido em Capixaba. Ainda do PT consta o candidato a prefeito de Marechal Thaumaturgo, Itamar de Sá. Mas não é só o PT que terá dificuldades.

Mais nomes

A candidata do MDB à prefeitura de Brasileia,  a ex-deputada Leila Galvão também consta da lista do Tribunal de Contas. Mesma coisa com Francimar Fernandes, candidato do partido em Feijó. Pelo menos mais 30 ex-prefeitos estão listados. Há políticos de todos os partidos. Ninguém tem privilégio da decência e da moralidade.

Exigências

Por exigência da legislação eleitoral, a partir de hoje os prefeitos que forem candidatos deverão cumprir uma série de normas. As páginas das prefeituras não poderão contar com nada de divulgação e publicidade. Também está proibida a contratação ou a demissão de servidores. A exceção será para o controle da Covid.

Fora do ar

A prefeitura de Rio Branco deu o exemplo e desde às 23h de ontem suspendeu suas redes sociais. Ontem, no último dia permitido, a presença da prefeitura nas redes foi forte, mostrando os trabalhos que a prefeita Socorro Neri vem realizando. Muitos comentários e apoios além de farto compartilhamento.

Suspensa

O prefeito Tião Flores, de Epitaciolândia cancelou a tradicional Festa Country do município, em função da epidemia da Covid. O prefeito usou os R$ 500 mil destinados à realização do evento para a antecipação do 13º salário dos servidores da prefeitura.

Em Cruzeiro

O governador Gladson Cameli está em Cruzeiro do Sul e mantém conversas políticas para decidir seu apoio nas eleições daquele município. Há muita movimentação em torno do atual vice prefeito, Zequinha Lima, que perdeu o cargo, mas não teria perdido a condição de elegibilidade. Mas outras opções estão na mesa.

MDB

O MDB, por intermédio do senador Marcio Bittar, divulgou que Gladson Cameli apoiaria a candidatura de Fagner Sales, em Cruzeiro do Sul, botando fim à disputa política que ameaçou rachar o governo. Se isto for verdade, o governador, o MDB e o PSDB estariam no mesmo palanque no Juruá.

Possibilidade

Também ontem surgiram fortes boatos de que o ex-deputado César Messias poderia se candidatar pelo PSB, em Cruzeiro do Sul. A coluna é bastante cética a essa possibilidade. A maior probabilidade é que César Messias se encarregue da reestruturação no PSB em todo o Estado e se prepare para desafios pessoais maiores no próximo ano. Há muita coisa boa reservada a ele.

Ajuda

O governo federal está anunciando uma ajuda aos municípios de até R$ 330 milhões em três parcelas, para ações de enfrentamento à pandemia. Depois que o presidente Bolsonaro descobriu que teve aumento de sua popularidade graças ao pagamento do auxílio emergencial, os cofres federais ficaram mais maleáveis ao investimento social.

Energia

O presidente também deve sancionar um subsídio para evitar o aumento abusivo das contas de luz nas regiões Norte e Nordeste. Em alguns Estados do Sudeste, os governos estaduais que têm participação nas empresas geradoras suspenderam o reajuste. É o caso de Minas Gerais. No Acre, uma medida dessas seria muito oportuna.

Definição

Acabou a semana, mas o clima ainda é de indefinição a respeito da nomeação do novo conselheiro do Tribunal de Contas. Muitas conversações para que o governo acate a indicação da auditora Maria de Jesus, que ainda enfrenta resistências na área jurídica. Várias alternativas estão na mesa e, até o final da próxima semana, podem ser definidas de uma vez por todas.

Carreata

Em Cruzeiro do Sul, o governador participa da solenidade de encerramento da novena de Nossa Senhora da Glória, que ocorreu principalmente de forma virtual. A tradicional procissão será substituída hoje por uma carreata que já tem mais de 600 veículos inscritos, pelas tortuosas e inclinadas ruas do município.

Propostas

O candidato do PSDB, Minoru Kinpara apresentou, pelas redes sociais, suas propostas para gerar emprego e renda no pós pandemia na Capital. Entre as propostas, a prioridade nas compras de empresas locais, atuar na organização do mercado de trabalho, criação do aplicativo “temos vagas” para profissionais autônomos e apoio ao setor privado, como renegociação ou isenção de dívidas com o fisco municipal.

Socorro Neri

A prefeita passou o dia de ontem entregando obras, assinando ordens de serviço e tomando providências para a fase de pré-campanha, que começa hoje. Ela teria afirmado que a definição de possível vice em sua chapa dependeria das articulações conduzidas pelo governador Gladson Cameli. Socorro Neri e Gladson estão muito afinados politicamente .

Covid

Mais duas mortes por Covid no Acre e mais 200 casos confirmados. A epidemia está sob controle, mas não acabou. Os cuidados ainda são necessários. Seguir as orientações das autoridades sanitárias é fundamental para que se mantenham as conquistas da atual fase do controle da doença.

Vibradores

 Estima-se que, durante a pandemia, tenham sido vendidos um milhão de vibradores no Brasil, por causa da quarentena. No Acre, os sex shops especializados registraram um aumento de 30% mas vendas de objetos sexuais. O que se comprova é que a única coisa que deve ter vendido mais que vibradores nessa pandemia foram pilhas para esses mimos.

Prisão

Não era mesmo possível que se mantivesse o escárnio perante a sociedade. Os atropeladores da jovem estupidamente morta no trânsito, na última semana foram enfim presos preventivamente. As desculpas para as férias do assassino no Ceará foram as mais esdrúxulas possíveis. Ele estava zombando da Justiça e da moral acreana. Ficou provado, infelizmente que a família foi cúmplice de sua saída do Estado e ainda tentou negar o fato, só aceitando mediante comprovação por vídeo do fisioterapeuta se esbaldando na praia em Fortaleza.  Espera-se que ele se apresente à Justiça como homem e não fuja como covarde.

Sem prefeito

Ontem, com a presença do governador Gladson Cameli, Cruzeiro do Sul viveu a estranha experiência de estar sem prefeito. O presidente da Câmara Clodoaldo Rodrigues ainda não assumiu e o prefeito Ilderlei Cordeiro e o vice Zequinha Lima foram oficialmente comunicados da cassação de seus mandatos. O ex-prefeito Vagner Sales quer entrar com medida de segurança para que aconteça eleição indireta para prefeito tampão, tentando eleger um vereador de seu grupo para o cargo, que possa ajudar na eleição de seu filho Fagner. Não é uma atitude que vá ajudar a moralizar a complicada política de Cruzeiro do Sul.

Efeitos da Covid

A pandemia está causando até separações conjugais. Desta vez não foi pela convivência forçada de parceiros uma quarentena que exacerba emoções, mas pelo fato de o casal fazer testes conjuntos para a doença, a mulher testar positivo e o marido não. Foi o que bastou para o esposo simplesmente deixar a mulher na porta do hospital, em Sena Madureira, e cair no mundo.

Tempos loucos

Os tempos andam tão malucos, a realidade tão virada do avesso, que até o poderoso time do Barcelona sofreu uma histórica goleada de 8 a 2 no Bayern de Munique. Ficou um gostinho do 7 a 1 no ar ontem. A internet não perdoou os espanhóis e os memes e piadas pipocaram nas redes.


zc\zc