Coluna Bom Dia

Saúde

O Acre é um estado considerado periférico, longe dos brades centros, pobre, muitas vezes esquecido e pouco considerado. Mas aí veio a pandemia e o Acre começou a aparecer como exemplo. Foi o campeão de isolamento social, Seu sistema de saúde passou incólume pelas fases críticas da doença, sem ser pressionado. Em vez de precários hospitais de campanha, ergueu duas grandes unidades hospitalares permanentes de 100 vagas cada uma, pelo mesmo preço e partiu na frente na busca de vacinas.

Ciência

Mais que isso, o estado e a capital alinharam equipe técnica da mais alta competência, para coordenar as ações de forma científica, com rigor necessário, de acordo com as necessidades, em se curvar a pressões. Por isso o Acre não seguiu o mau exemplo de seus vizinhos, Amazonas e Rondônia, onde a pandemia ficou sem controle. Implantou não uma, mas três usinas de produção de gases hospitalares e passou ao largo da crise do oxigênio.

Vacina

Agora, está com toda a estrutura mantada para iniciar a vacinação assim que autorizada. Tem 500 mil seringas e completa rede de câmaras frigorificadas, aviões prontos para transporte de vacinas e pessoal treinado. É o pequeno Acre, o esquecido Acre dando exemplo.

Experiente

Por essas e outras é que o governador Gladson Cameli revelou que se sente experiente em matéria administrativa e política, nessa sua trajetória que já passou pela Câmara dos Deputados, Senado Federal e agora governo do estado, Gladson conhece o caminho das pedras.

Reforma

O governador deixou claro que a reforma administrativa a ser implantada a partir do próximo mês será profunda. Ele aguarda só o relatório de gestão fiscal que encomendou e que ser virá de base para as decisões. Vai adequar o estado às exigências legais, buscando a eficiência da máquina pública.

Concursados

Gladson pretende contratar todos os concursados em lista de espera e, para isso, terá que enxugar o quadro de comissionados, É o que ele espera fazer e vai ter contar com os servidores de carreira assumindo funções cada vez mais de maior responsabilidade. Para isso, está trabalhando em correções salariais, como no caso do PCCR da educação, que será revisto.

Dinheiro

Nesse esforço de gestão fiscal e de despesas, o governador já pode comemorar vitórias, Ao contrário de muitos estados e entes federativos que estão com a corda no pescoço, o Acre fechou 2020 com as contas em dia, os salários e fornecedores pagos e uma reserva de R$ 300 milhões a serem usados em investimentos.

Maternidade

Gladson pretende logo começar as obras da nova maternidade, que ele quer construir no segundo distrito, perto da Arena da Floresta, ao lado da pista de pouso. Ótima localização, para valorizar a área e levar assistência a toda a capital.

Ruído

Ontem, as redes sociais foram tomadas por protesto e desespero de servidoras da maternidade e profissionais do Hospital da Criança, alarmados com a notícia de que a administração dessas unidades e mais da UPA do segundo distrito seria repassada para a AGESAC, ou seja, terceirizada. As servidoras temem perder direito aos extras e vantagens que hoje constituem parte importante de sua renda. Nos grupos de WhatsApp a choradeira era grande.

Explicação

Cabe ao governo do estado dar as explicações necessárias e abrir um diálogo especial com as enfermeiras da maternidade, algumas com quase 40 anos de casa. Não custa conversar.

Dengue

O secretário Municipal de Saúde, Frank Lima, fez uma análise correta, a respeito do aumento exponencial dos casos de dengue na capital: se a população não colaborar, pode se ter os recursos, o dinheiro que for, que não adianta. Todos sabem as medidas de prevenção á dengue, todas ligadas à higiene das casas e da vizinhança, evitar entulho, água parada sujeira e lixo, Se a população não colabora e não cuida de seu entorno, fica difícil.

Aumento

A dengue aumentou 71,5% na capital de um período chuvoso para outro. E isso em plena pandemia, quando as pessoas estão em casa e poderiam cuidar melhor do quintal, dos focos de mosquito. A prefeitura está fazendo e fará sua parte, mas cada um é também responsável.

Protesto

A oposição está convocando para a uma grande carreata, no dia 23, pedindo o impeachment do presidente Bolsonaro. O movimento é convocado pelos partidos Rede, PSB, PT, PC do B, PDT e Psol. Reflete um movimento que começa a ganhar corpo no país, motivado pelos fracassos na condução da crise do COVID.

No Acre

Em que pesem as posições políticas divergentes, o Acre tem pouco a reclamar do presidente Bolsonaro, O governador Gladson costuma dizer que ele dá tudo o que ele pede. Entre outras ações, Bolsonaro negociou a dívida do estado, autorizou a venda da ZPE, liberou dinheiro para obras e para a pandemia e vai concluir, mesmo com atraso, a ponte do Madeira.

Chineses

Na questão da ZPE, o Acre vai entrar em uma dura disputa com Rondônia pelo interesse do grupo investidor. O Acre tem a vantagem das instalações e da infraestrutura de governo para a apoio. Rondônia pode atrair mais investimentos paralelos de sustentação, Mas tudo isso ainda está em suspenso, analisando a posição do governo brasileiro em relação ao leilão da banda 5G, de interesse direto dos chineses, Se o Brasil barrar a presença chinesa, pode afetar os negócios bilaterais que já não andam essa maravilha toda.

Disputa

O deputado estadual Luiz Gonzaga está enxergando uma janela de oportunidades e ´pretende se lançar á cadeira de deputado federal em 2022, pelo PSDB no Juruá. Vai somar legenda com a deputada Mara Rocha para fortalecer a chapa. Luiz Gonzaga é um deputado com uma grande base, fiel e diversificada. Dará trabalho.

Goleiro

O excelente goleiro acreano Ewerton titular absoluto do Palmeiras, finalista da Taça do Brasil e da Libertadores, teve seu passe fixado na estratosfera, para evitar sai saída. Está sendo apontado como o maior goleiro do Brasil na atualidade, sempre seguro e discreto.

Simples

Com toda essa bagagem, Ewerton não deixa de voltar apara o Acre em qualquer folga. Menino da baixada, é presença assídua nas peladas com os antigos amigos, com uma única exigência. Só joga de centroavante. Nada de ir para o gol nas suas horas de diversão. Um de seus mais antigos amigos, de infância, é o ex-deputado Ney Amorim.

Enem

Depois de várias tentativas de adiamento, o ENEM será realizado normalmente hoje no Acre, por decisão da justiça. Só em Manaus o exame deve ser adiado. Será uma edição atípica, que deve mostrar o abismo entre os alunos das classes mais altas, que passaram o ano em maratonas de estudos virtuais e os mais pobres, com atendimento precário pelas videoaulas e internet, que nem se comparam aos mais bastados. Ainda assim, a coluna deseja bom exame a todos os estudantes.