Censo Escolar 2015 começa nesta quarta em todo o país

Nesta quarta-feira, 27, no auditório da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), foi realizada a abertura oficial do Censo Escolar 2015. Participaram do evento, coordenadores de núcleos e secretários municipais de educação de 10 cidades acreanas.

O Censo é o principal levantamento estatístico-educacional sobre as unidades de ensino públicas e particulares do país, professores, alunos e turmas. “Mobilizamos todas as escolas com a equipe da SEE para fazer o treinamento e monitoramos os prazos e envio de informações”, explicou Rejane Kátia Souza, coordenadora administrativa da secretaria de Educação de Acrelândia.

Realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Censo contem informações que são usadas para o cálculo do índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb), indicador de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). “Também direciona todas as políticas públicas de educação, principalmente no que concerne ao financiamento e distribuição de recursos da União para estados e municípios”, ressaltou Marco Brandão, titular da pasta.

A primeira etapa da coleta se estende até 31 de julho.O preenchimento caberá aos diretores e responsáveis pelas escolas por meio do Educacenso, sistema de coleta de dados via internet no Portal do Inep. “A partir de junho já começamos o treinamento na capital e no interior”, destacou Justino Queiroz, coordenador Estadual do Censo Escolar.

No Vale do Juruá o lançamento será na sexta-feira, 29, no Teatro dos Nauas, em Cruzeiro do Sul. Na terça-feira, 2 de junho, na Escola Kairala José Kairala, em Brasileia. As duas programações começam às 8h30.