Coluna Acre em Foco

Rio Tarauacá
A mídia nacional publicou ontem que o rio Tarauacá voltou a subir desde a última segunda-feira, deixando a prefeitura e Defesa Civil em estado de alerta. A última medição, realizada às cinco da tarde de segunda, apontava o nível em oito metros e 58 centímetros.

Prioridades
A coordenadora da Defesa Civil da cidade de Tarauacá, Raimunda Augusto, informou à EBC que o prefeito, secretários municipais e a equipe da Defesa Civil se reuniram para estudar prioridades e possíveis abrigos, caso o rio suba mais e atinja o estado crítico de nove metros.

Madeira preocupa
De Rondônia, vem a informação preocupante de que as periódicas e fortes pancadas de chuva que vem caindo em Porto Velho desde o mês de novembro de 2014 já começam a se tornar uma preocupação latente para os moradores da capital rondoniense e sua população ribeirinha.

Porto Velho
Com menos de um ano após registrar a maior cheia de sua história, o Rio Madeira, que chegou a alagar a BR-364 e deixar o Acre isolado por dois meses por estrada, pode avançar mais uma vez sobre a região urbana e distritos de Porto Velho, caso as chuvas continuem.

Dois metros
Segundo o site Rondônia ao Vivo, desde os primeiros dias do ano, o Rio Madeira já registrou uma elevação acima de dois metros em seu nível. No dia 1 de janeiro, o Rio Madeira estava com seu nível na marca de 11,94 metros, passando para 13,98 quatro dias depois.

Remédio para malária
Um grupo de cientistas descobriu um novo tratamento contra a malária baseado no uso de Artemesia annua, planta conhecida popularmente como losna. É da planta que é extraído o principal ingrediente para a fabricação de remédios para a doença.

Resistência a medicamentos
Conforme estudo divulgado na revista “Proceedings of the National Academy of Sciences”, durante décadas, médicos em todo mundo tiveram suas tentativas de tratar a malária frustradas pela capacidade do parasita de desenvolver resistência aos medicamentos.

Série de experimentos
Mas, a forma de combate a este mal pode mudar após a descoberta da equipe do microbiólogo Stephen Rich, da Universidade de Massachusetts Amherst. Para realizar a pesquisa, Rich e sua equipe realizaram uma série de experimentos para comparar os resultados do tratamento da malária com a planta e com os remédios.

Existência do latifúndio
Ao assumir ontem o Ministério do Desenvolvimento Agrário, o deputado federal Patrus Ananias (PT-MG) fez uma firme defesa do princípio constitucional da função social da terra e ressaltou que o país não pode ignorar a existência do latifúndio.

Processo social
“Não basta derrubar as cercas do latifúndio, mas as cercas individualistas, excludentes do processo social”, afirmou o novo ministro. À frente do MDA, ele disse que trabalhará para que o princípio da função social da terra seja mais reconhecido, regulamentado e aplicado.

Retenção de impostos
O Diário Oficial da União publicou ontem instrução normativa que altera as regras e melhora o controle e a transparência da retenção de impostos nos pagamentos efetuados pelos órgãos da administração pública federal direta, autarquias e fundações federais, empresas públicas, sociedades de economia mista e demais pessoas jurídicas pelo fornecimento de bens e serviços.

Deixe uma resposta