Coluna Acre em Foco

Dia histórico

A terça-feira desta semana foi um dia histórico para a agricultura familiar de todo o estado. O presidente da Emater, Idésio Franke, na presença dirigentes do Incra e de vários órgãos rurais, deu o grande pontapé para a assistência técnica e extensão rural de mais de nove mil pequenos produtores do estado.

Núcleo de Rio Branco

Idésio Franke apresentou o plano de assistência técnica para o núcleo Rio Branco, que engloba, além da capital acriana, as cidades de Bujari e Senador Guiomard. As ações, apenas nesse núcleo, vão contemplar 1.117 famílias de produtores rurais em 17 projetos de assentamento.

Trabalhadores rurais

Durante o lançamento do plano, ocorrido na manhã de ontem na sede da Emater e da Seaprof, na Estação Experimental, estiveram presentes representantes dos trabalhadores rurais, como Carlos Omar, coordenador da Central de Cooperativas e Empreendedores Solidários (Unisol).

Valorizando o produtor

“A assistência valoriza o produtor e sua produção. Este plano é de extrema importância para quem vive do que planta. Vão ser fortalecidas as cadeias produtivas, a comercialização e a qualidade dos produtos, já que a assistência técnica envolve todas as etapas da produção”, esclareceu Omar a Agência de Notícias do Acre.

Lourival Marques

Presente ao evento, o deputado estadual Lourival Marques destacou o bom momento que vive a produção rural do Acre. “Assistência técnica, fomento e crédito, aliados à parceria das instituições, formam o conjunto de benefícios que garantem a melhoria na vida dos nossos produtores”, afirmou o deputado.

Incra e Emater

O plano de assistência técnica, que será executado em favor dos agricultores familiares de 19 dos 22 municípios do Acre, é resultado de uma parceria entre os governos federal e estadual, por meio de um contrato entre o Incra e a Emater.

Além da assistência

A intenção é inovar no atendimento às famílias dos projetos de assentamento da reforma agrária em todo o estado. Márcio Alécio, representante do Incra, destaca que o objetivo é ir além da assistência técnica.

Ambiental e social

“Estamos trabalhando de forma diversificada. A gente não vê o meio rural diferente da zona urbana, por isso nossa preocupação é cada vez melhorar também a parte ambiental e social”, destacou o representante do Incra, Márcio Alécio.

Combate ao terrorismo

A Câmara dos Deputados aprovou ontem projeto de lei que facilita o confisco de bens de quem financia o terrorismo. O objetivo da proposta é intensificar o combate a organizações terroristas. O texto segue agora para análise do Senado.

Hildebrando Pascoal

O Portal G1 destacou ontem que o ex-deputado federal Hildebrando Pascoal, acusado de liderar um grupo de extermínio que atuou no Acre durante a década de 90, conseguiu na Justiça o benefício de progressão do regime fechado para o semiaberto, passando o dia em casa e dormindo na prisão.