Coluna Acre em Foco

Portal Brasil

O Portal Brasil, da Presidência da República, destacou ontem que o governo federal está fortalecendo as políticas públicas para garantir a qualidade da alimentação, com foco na população mais pobre do Acre por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

 

Seis caminhões

A publicação assinala que, para melhorar o transporte e o armazenamento dos produtos da agricultura familiar, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) entregou na última terça-feira seis caminhões do total de oito previstos no contrato de repasse com o governo estadual.

 

Redução de perdas

Os caminhões vão contribuir para a redução de perdas e desperdício de alimentos. A ação faz parte da modernização das Unidades de Distribuição da Agricultura Familiar, que são espaços físicos para auxiliar as atividades de distribuição dos gêneros alimentícios da agricultura familiar, em especial vinculados ao PAA.

 

Sufoco no INSS

Já o Portal G1, da Globo.com, destacou as dificuldades que os acreanos tiveram ontem para ser atendidos nas agências do INSS no estado, que se encontravam fechadas devido à greve de seus servidores, com exceção dos médicos peritos, que seguem paralisados em sua maioria.

 

Choro da trabalhadora

O portal fala do desespero e do choro da trabalhadora rural Maria Nogueira, que saiu de madrugada de sua casa, no km 105, da BR-364, pediu dinheiro emprestado para pagar o transporte até Rio Branco, mas não conseguiu entregar documento para receber o auxílio-reclusão que recebe do pai de sua filha que está preso.

 

Médicos em greve

O gerente de uma das agências do INSS, Kennedy Afonso, explicou ao portal que o único serviço que ainda segue parado são as perícias médicas. Ele frisa que apenas 30% da demanda está sendo realizada, pois os médicos ainda permanecem em greve. Ele acrescenta que alguns serviços podem ser feitos por telefone.

 

Fiscais do trabalho

O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, abrangendo os estados de Rondônia e Acre, anunciou que, na próxima segunda-feira, serão entregues caminhonetes novas para o atendimento a varas itinerantes de difíceis acessos nas varas de Feijó, Epitaciolândia, Plácido de Castro e Rio Branco.

 

Mais suporte

Segundo o TRT, os novos veículos vão oferecer maior suporte e mais segurança aos oficiais de Justiça que precisam se deslocar em estradas vicinais, em linhas e em distritos, trazendo economia em manutenção para melhorar ainda mais a prestação de serviço aos jurisdicionados no interior do Acre e Rondônia.

 

Idosos do Acre

A mídia divulgou nesta quinta-feira, data em que se comemorou o Dia Nacional do Idoso, que o Acre, com uma população de 806,5 mil, já tem 4,24% de idosos, representando 34.198 pessoas, que possuem expectativa de vida de 73 anos para ambos os sexos, pouco menor do que os 74,6 anos da média brasileira.

 

204,8 milhões

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), neste ano, o Brasil registra 204,8 milhões de habitantes, dos quais, 26 milhões são idosos, número que corresponde a 13% da população. A expectativa de vida média de um brasileiro é 74,6 anos, sendo 77,7 anos para mulheres e 70,6 anos para os homens.

 

Mais idosos

Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2025, pela primeira vez na história, haverá mais idosos do que crianças no planeta. Isso se deve ao envelhecimento ativo e saudável, que amplia a esperança de melhor qualidade de vida de todos os indivíduos na velhice.