Coluna Acre em Foco
Tião Viana em Brasília
De retorno da Conferência Mundial do Clima (COP 21) em Paris, o governador Tião Viana chegou ontem em Brasília, onde hoje já mantém audiências nos ministérios e outros órgãos públicos tratando de questões de seu governo na capital federal.
Muito satisfeito
Devendo retornar hoje à noite a Rio Branco, Tião Viana chega ao Brasil muito satisfeito com os resultados que o Acre manteve nos muitos encontros que teve na Capital francesa com governos, bancos estatais, empresas e organizações ambientalistas sobre investimentos socioambientais no estado.
Mais fortalecido
O governador do Acre também retorna ao país mais fortalecido politicamente junto ao Ministério do Meio Ambiente e aos órgãos ambientais brasileiros porque o Acre vai receber todo o apoio possível para zerar o seu desmatamento ilegal até o ano de 2020.
Desmatamento zero
Pelo compromisso que foi firmado com o Ministério do Meio na Embaixada do Brasil na França, os estados do Acre e do Mato Grosso serão os primeiros dois dos nove estados da Amazônia Legal que irão adotar ações que vão zerar o desmatamento ilegal na região da maior floresta tropical do planeta.
22 anos sem Chico
Hoje, dia 22 de dezembro, o mundo se curva para homenagear o sindicalista e ecologista Chico Mendes, cujo assassinato em 22 de dezembro de 1988 por defender a floresta e suas populações, virou ícone da luta por um ambiente melhor no planeta em que vivemos.
Homenagem do Google
Na semana passada, na data em que completaria 71 anos de idade, o sindicalista Chico Mendes recebeu uma bela homenagem do Google, que ilustrou a sua denominação no dispositivo de pesquisas na internet com a caricatura do herói acriano no meio de seringueiras estilizadas.
Febre aftosa
O Portal G1, da Globo.com, destacou ontem que o Acre atingiu a meta e alcançou 98,33% de cobertura vacinal na segunda fase da campanha contra a febre aftosa, segundo dados do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) do estado.
Meta do ministério
Realizada durante todo o mês de novembro, a campanha tinha expectativa total de vacinar mais de 1,6 milhão de animais. Segundo o presidente do Idaf, Mamed Dankar, a meta mínima estabelecida pelo Ministério da Agricultura era de 95%. O município de Epitaciolândia conseguiu vacinar 100% do gado.
Recuperação econômica
A presidente Dilma Rousseff instruiu ontem a sua nova equipe econômica para que faça o “que for preciso” para retomar o crescimento econômico “sem guinadas e mudanças bruscas” e que trabalhe com “metas realistas e factíveis” para melhorar a contas públicas.
Ajuste fiscal
A presidente Dilma deu a orientação durante a cerimônia de posse dos ministros da Fazenda, Nelson Barbosa, e do Planejamento, Valdir Simão, realizada no Palácio do Planalto. Dilma repetiu várias vezes que é possível conviver com o ajuste fiscal e com medidas para retomar o crescimento econômico.
Impeachment se esvaziando
O líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), fez ontem um balanço do ano legislativo e disse que a ideia do impeachment da presidente Dilma Rousseff “está se esvaziando” e que não é mais a pauta principal do país porque a percepção da sociedade mudou.