Coluna Acre em Foco

Aula de Tião
Velho conhecido de Tião Viana, o petista mineiro Patrus Ananias, ministro do Desenvolvimento Agrário, agradeceu penhoradamente a verdadeira aula que o governador acriano lhe deu ontem sobre o melhor aproveitamento dos investimentos que o Incra faz na Amazônia.

Revolução rural
Segundo explicou o governador, o Incra, vinculado ao MDA de Patrus, estaria colaborando muito mais para uma verdadeira revolução no meio rural amazônico se investisse mais na recuperação de ramais de projetos de assentamento já existentes e não apenas, prioritariamente, em estradas dos novos projetos, como ocorre hoje.

Classe média
Investindo nos ramais para escoamento da produção de projetos de assentamento já existentes, de acordo com Tião Viana, a autarquia do MDA estaria contribuindo muito mais para transformar os pequenos agricultores numa forte classe média rural, como a que o governo acriano vem implantando no estado nos últimos quatro anos.

Governadores
Por fim, Tião Viana disse ao ministro que se o Incra adotasse a prioridade de investimentos no escoamento dos antigos projetos de assentamento de produtores rurais, seu ministério estaria agradando a todos os governadores da Amazônia, que também se ressentem da falta dessa prioridade.

Entusiasmo
O ministro do Desenvolvimento Agrário ouviu de forma muito entusiasta as sugestões de Tião Viana. E fez questão de atender, o mais rápido possível, ao convite do governador para conhecer alguns dos investimentos que o Acre realiza hoje no meio rural, principalmente através da produção de peixe, frango, porco e carneiro e frutas regionais.

Transportes
Além de Patrus Ananias, o governador Tião Viana manteve demorada audiência com Antônio Rodrigues, novo ministro dos Transportes, com quem tratou da conclusão da pavimentação da BR-364, entre Cruzeiro e Rio Branco, e das consequências da cheia do Rio Madeira no tráfego da rodovia entre Porto Velho e a capital acriana.

Encontro produtivo
Na retomada de suas audiências e encontros com ministros e outras autoridades do governo federal, o governador Tião Viana também teve um encontro muito produtivo com a secretária-executiva do Ministério da Saúde, Ana Paula Menezes.

Várias obras
Com Ana Paula, o governador tratou da conclusão de várias obras na área da Saúde no Estado, tais como o Pronto Socorro de Rio Branco, o Hospital Regional de Brasileia, a Maternidade de Feijó e o Hospital do Instituto Nacional de Traumato-Ortopedia (Into) da Capital, entre outros.

Inclusão social
A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, apontou ontem os próximos passos do governo para aumentar a inclusão social e econômica nos próximos anos. Ela destacou a importância de ampliar o acesso ao crédito, inclusive aos microempreendedores.

Melhora do crédito
“O crédito tem que ser melhorado. Temos, por exemplo, um avanço grande no crédito público dos nossos bancos, mas precisamos melhorar essa ação. Temos todo um esforço do Sebrae de ampliar a formalização. Temos agora que avançar na qualificação desses microempresários”, disse Campello.