Coluna Acre em Foco

Ministro da Integração

Em entrevista que concedeu depois de se reunir com a bancada federal do Acre na terça-feira, o ministro da Integração, Gilberto Occhi, adiantou que chega ao estado amanhã com as propostas de liberar recursos para o governo e as prefeituras bancarem os prejuízos das enchentes e de tentar resolver o problema das cheias e secas constantes dos rios acrianos.

Obras estruturantes

Para isso, Occhi vai ao estado acompanhado do secretário de Infraestrutura Hídrica do seu ministério para iniciar uma avaliação que terá por objetivo, segundo ele, a construção de obras estruturantes como barragens para evitar as cheias no inverno e as faltas de água no verão nos cursos dos principais rios do estado.

Construção de barragens

“É necessário que a gente pense numa solução definitiva de construírmos algumas barragens, que servirão primeiro para conter essas cheias que sempre ocorrem nesse mesmo período do ano. E depois, quando os rios secam, você pode fazer um represamento de água para a manutenção dela em favor das cidades”, disse o ministro.

Angelim coordenador

O deputado federal Raimundo Angelim (PT-AC) é o novo coordenador da bancada federal do Acre no Congresso Nacional. A escolha do deputado se deu ontem no gabinete do senador Jorge Viana (PT-AC). O deputado Alan Rick (PRB) foi escolhido o vice-coordenador da bancada.

Escolhas unânimes

A escolha dos dois deputados se deu por unamidade dos votos dados pelos senadores Jorge Viana, Petecão e Gladson Cameli e os deputados federais Léo de Brito, Sibá Machado, César Messias, Jéssica Sales e Flaviano Melo. Ausente apenas o deputado tucano Wherles Rocha.

Governo e prefeituras

Ao ser eleito e empossado no cargo, Raimundo Angelim prometeu trabalhar em parceria, buscando fortalecer o governo do estado e as prefeituras por meio de ação conjunta com a Associação dos Municípios do Acre (Amac) para encaminhar as ações e defender com eficiência as demandas das comunidades acreanas.

Léo de Brito na Educação

Por sua vez, o deputado federal Léo de Brito (PT-AC), acompanhado do líder do PT na Câmara, deputado Sibá Machado (AC), esteve ontem reunido com o ministro da Educação, Cid Gomes, para tratar de três assuntos de grande importância para o avanço da educação no estado.

Mais escolas no estado

Trata-se da liberação de recursos do Fundo Nacional de desenvolvimento da educação (FNDE) para o estado construir mais 10 escolas na cidade do Povo, mais 49 escolas em aldeias indígenas do estado e para a aquisição de 10 veículos para o transporte escolar de comunidades carentes do estado.

Reforma política

O novo coordenador da bancada federal do Acre, Raimundo Angelim, esteve participando junto com o colega petista Léo de Brito do ato promovido ontem pela Ordem dos Advogados do Brasil unida aos movimentos sociais em defesa da reforma política do país.

Emendas de Alan Rick

O vice coordenador da bancada, deputado federal Alan Rick (PRB-AC) comemorou ontem a entrega das emendas individuais no valor de R$ 10 milhões que terá direito de, como deputado novo, apresentar ao Orçamento Geral da União (OGU) de 2015. O deputado disse nas redes sociais que priorizou as emendas “para o povo tão sofrido” do Acre.

Fotos de César Messias

Já o deputado federal César Messias ainda comemorava ontem nas redes sociais o sucesso da reunião da bancada com o ministro da Integração, que vai amanhã o Acre. Foi César Messias que mostrou ao ministro muitas fotos que deram a medida certa da gravidade das cheias do rio Acre em Brasiléia, Epitaciolândia, Xapuri, Assis Brasil e Rio Branco.