Coluna Bom Dia

Ameaça

Agora foi o governador Gladson Cameli que ameaçou publicamente deixar o PP e ir para o PSL. Disse que foi convidado pelo vice-governador e que ele vai apoiar quem ele julgar merecedor nas eleições. As trocas partidárias ameaçam virar um verdadeiro Samba do crioulo doido, ninguém entende mais nada.

Quem manda

Em outro momento, Gladson dá declaração em outro sentido, Diz que quem manda no PP é ele e que o partido vai para o lado que ele quiser, apoia quem o governador apoiar.

Sopa partidária

Ao mesmo tempo em que ameaça ir para o PSL,  partido identificado com a extrema direita, o governador anuncia o apoio à reeleição de Fernanda Hassem, do PT, em Brasileia e da prefeita Socorro Neri, do PSB, em Rio Branco. Tão interessante quanto isso é o vice-governador querer o domínio do PSL para apoiar candidatos tucanos na capital e no interior. E mais engraçado ainda seria o PT e os candidatos identificados com ideais progressistas aceitarem uma aliança dessas.

Desabafo

Na verdade, o que o governador fez foi um simples desabafo, puxando algumas orelhas em seu partido. Mostrou que é o dono de seu destino é que não hesitará em dar uma guinada em seu governo ,se precisar se reafirmar contra os que lhe fazem oposição dentro de seu próprio partido.

Adiamento

Em conversas informais, o governador demonstra pouca confiança na realização das eleições municipais ainda este ano. Acredita que a epidemia do Covid ainda vai se agravar, o que levará a prorrogação de mandatos até o ano que vem. Não é a opinião do TSE, que já sinalizou que prorrogar mandatos além de dezembro seria inconstitucional

Conversas

O governador e o vice Major Rocha conversaram muito na viagem ao Alto Acre. Rocha confirmou o convite para que Gladson se filiasse ao PSL e confirmou que há 90% de chances dele próprio ir para este partido. Disse também que está mantendo outros importantes entendimentos políticos e que muitas surpresas virão.

PDT e PR

Rocha confirmou que na capital está conversando para ter o apoio do PDT a Minoru kinpara e também do PR da ex-deputada Antônia Lúcia. Esta teria feito a sugestão da indicação do Vice que poderia ser o ex-secretário Thiago Caetano. Entretanto, Rocha não disse nem que sim e nem que não. Jogou a responsabilidade para uma pesquisa que pensa em fazer.

Até em Sena

Rocha admitiu que o fato de ter levado a candidata a Toinha Vieira a almoço na casa do Prefeito Mazinho Serafim, uma aparição que quase fez desandar o angu, pode sim, representar uma reaproximação política dos grupos. Não deu detalhes.

Dívida

Em Epitaciolândia, o governador Gladson Cameli anunciou que o Acre vai ser o primeiro estado do país a ter toda a sua dívida pública comprada pelo BNDES. Isso está se concretizando e deve representar um grande alívio nas contas públicas.

Pastores

Pastores representando diversas denominações evangélicas soltaram nota pressionando a prefeitura pela reabertura dos templos. Raivosos, só faltaram excomungar a administração municipal. Bateram em porta errada. Mesmo se quisesse, a prefeita estaria impedida de tomar tal decisão.

Diretrizes

Ao contrário do que muita gente pensa, a Prefeitura de Rio Branco está seguindo rigorosamente as determinações do comitê estadual e do pacto Convivendo com o Covid. O diagnóstico em vigor é que o estado continua todo em situação de emergência, que nada pode ser alterado no plano de contingência e todas as atividades que estão fechadas devem continuar assim.

Decisão

Dessa forma, a decisão sobre o que abre e o que fecha tem que levar em conta o diagnóstico da comissão Estadual, não cabendo à prefeitura decisões fora do combinado. Qualquer outra interpretação é jogo político de quem quer forçar a barra visando as eleições

Não adianta

Não adianta todo mundo ficar alvoroçado pela reabertura de igrejas, comércios, festas e diversões. Em todos os lugares que permitiram essa flexibilização, a situação entrou em caos e todos estão voltando atrás e implantando novas regras de isolamento. Ontem foi o prefeito de Belo Horizonte que afirmou o que as pessoas querem a liberação para fazer churrasco e aumentar os níveis astronômicos de contágio. Fechou tudo outra vez.

Idosos

A saúde estadual está lançando um plano polêmico que almeja evitar a internação de idosos por conta do Covid. Prega o monitoramento dessas pessoas de forma preventiva em casa. Isso tem que ser feito com muito cuidado, para não parecer qualquer coisa sobre impedir o acesso de idosos ao leitos de UTI,  internações e ao atendimento. Pode parecer para alguns, Forma de eugenismo e Preconceito. Vamos ver como funciona.

Solução

O PSL Nacional escalou o deputado Júnior Bozzella,  de São Paulo, para vir na próxima semana ao Acre debater o processo de filiação do vice-governador ao partido. Ele vai tentar conciliar os dois grupos que estão em disputa pela legenda no Acre. Os atuais filiados e candidatos ameaçam debandada geral, se o partido ficar como refém do PSDB.

Exemplo

O Prefeito Mazinho Serafim tentou dar uma de esperto em cima do Governador, buscando uma saia justa com empresários e líderes religiosos de Sena Madureira. Na frente de um grupo representativo dessas categorias, perguntou ao Governador se não poderia abrir comércio e igrejas. Gladson foi firme e disse para o prefeito ler o decreto e o quadro traçado pelo comitê, podendo descartar a ideia da abertura

Data

A Câmara Federal não está conseguindo chegar a um consenso sobre a votação de uma nova data para as eleições municipais. Com isso, o problema foi empurrado com a barriga para a semana que vem. Se nada for resolvido logo, ficará difícil alterar em cima da hora .

Candidato

O diretório municipal do PT divulgou nota, lançando, para diálogos, o nome do deputado estadual Daniel Zen como pré-candidato a prefeito pelo partido em Rio Branco. O partido diz que vai buscar amplo diálogo para construção de alianças no município.

No Acre

Descobriram que o novo Ministro da Educação já veio ao Acre e quase trabalhou por aqui. Tomara que ele se lembre disso em suas ações na pasta e ajude o estado. Entretanto, ele já se mostrou favorável à alterações no Fundeb, o que deixa pouca esperança.

Programa

O secretário Mauro Cruz voltou do Juruá empolgado com a boa aceitação do programa Escola em Casa, nos municípios que visitou. Encontrou escolas até na zona rural em que 100% dos alunos estão seguindo as transmissões diariamente. Para ele, é prova de que o projeto está dando certo.

Picuinha

Quanto mais tentam inventar picuinhas contra a Prefeitura de Rio Branco com acusações que são desmentidas mais rápido do que o autor leva para criá-las, a resposta da administração municipal é com trabalho e competência. Exemplo disso é o prémio que elegeu a secretaria municipal como exemplo Nacional de Excelência em educação. Onde andam os críticos? Nessa hora, desaparecem.