Coluna Bom Dia

O Dia do Fico

Ontem foi o Dia do Fico para o governador Gladson Cameli. Ele revelou que não deixará o PP, embora tenha recebido convites para isso. Na verdade Gladson usou essa possibilidade para ganhar espaço no tabuleiro político, o que fez muito bem. Seus aliados precisam saber que é melhor ter problemas que possam ser resolvidos com o governador do que ficar sem ele. Isso é um fato.

Mexidas

As articulações para as eleições estão apenas começando. Será uma verdadeira roda de capoeira com as rasteiras se avolumando. Quem não for bom de jogo de cintura, que nem se atreva a querer brincar e a entrar na roda.

Reação

Toda ação política provoca uma reação igual e contrária, como na lei da física. Não há como fazer um omelete sem quebrar alguns ovos. É o que está fazendo o vice-governador Rocha.  Para ele o desgaste com o PSL vale a pena em troca do tempo de TV do partido e da gorda verba eleitoral.

Manda quem pode

É a velha história do manda quem pode e quem não pode, obedece. Vale quem tem mandato. O PSL nacional trocará de bom grado seus atuais filiados pela possibilidade de ter um vice-governador. Rasteira faz parte da cultura e história da política acreana.

Mesma história

Quem conhece bem essa história é o pretenso candidato do PP, Tião Bocalom. Na eleição passada, ele foi confiar nos acertos que tinha dentro do PSDB e levou a loba. Parece que gato escaldado não pegou medo de água fria e ele está na bica de levar outro fora. E o PSL acreano que também tome cuidado para não ir pelo mesmo caminho.

Manifestação

 Quem conhece a política acreana sentiu ontem claro cheiro de bandeiras vermelhas no movimento dos camelôs contra a prefeitura. Só faltaram as bandeiras com estrelas. As formações que correm é que ativistas estão percorrendo bairros cobrando que a prefeitura entregue sacolões e mandando as pessoas irem às escolas. Na avaliação de quem entende, o PT vai jogar tudo e só começa o saco de maldades.

Colaboração

E não é só o PT não. A prefeita Socorro Neri é o alvo preferencial, depois que recebeu o apoio do governador Gladson Cameli. Setores do PSDB e do MDB também tomaram de assalto as redes sociais para criticar a prefeita.

Resposta

A posição de Socorro Neri veio em manifestação pelo Instagram. A prefeita disse que no “momento de crise é que reconhecemos quem está preparado para assumir a defesa do bem comum, ainda que isso traga incompreensões e desgastes políticos”.

Mortes

Essas manifestações ocorrem no momento em que a Covid atacou mais de 200 acreanos em 24 horas e causou oito novas mortes, sendo seis na Capital. Gente que não quer ver a realidade que está estampada na cara.

Decisão

Na segunda-feira, a Justiça de Porto Velho decide se atende aos pedidos do prefeito Hildon Chaves para que seja autorizado o lockdown. A situação em Porto Velho está sem controle motivada pelo açodamento em abrir a economia de forma galopante. O resultado está aí.

Vereador

O vereador Juruna foi atacado pelos próprios camelôs de quem é representante. Puseram contra ele forte esquema político para desacreditar sua liderança. Mas Juruna sabe o caminho das pedras com seu povo.

Parcelas

A terceira parcela do FPM cai na terça-feira para as prefeituras, com uma redução da ordem de 21%. A Situação é cada dia mais difícil. Não é só o comércio que está em dificuldades.

Isolamento

Com tantos problemas, Rio Branco ainda é a segunda cidade no Brasil no índice de isolamento com 41, 68% da população em casa. O número é baixo para conter a doença.

Assis Brasil

A Cidade em pior situação com a Covid é Assis Brasil que, com cerca de 7.400 habitantes, já soma 171 casos. O prefeito Zum está apelando para a Secretaria de Saúde enviar mais apoio.

Hospital

A equipe do hospital de Brasileia pediu ao governador que apressasse a instalação de uma cozinha na unidade. Os profissionais de Saúde são obrigados a ir a locais distantes para comprar comida. Gladson se sensibilizou.

Educação

Depois de percorrer o Juruá, o secretário Mauro Cruz vai esta semana ao Vale do Purus, visitando Sena Madureira, Manoel Urbano, Santa Rosa e Jordão. Vai levar computadores, material e instrumentos para fanfarras e abrir o diálogo com a comunidade sobre o programa Escola em Casa.

Sensibilizado

Secretário Mauro Cruz ficou sensibilizado com a boa recepção do programa que sentiu nos municípios do Juruá e, especialmente, em Tarauacá. Foram muitas as famílias que vieram agradecer ao secretário.

Pesquisa

Está entendida a razão do vice-governador buscar uma aproximação com o prefeito Mazinho Serafim. Ele tem em mãos uma pesquisa que mostraria Mazinho com 40% dos votos consolidados e sua candidata Toinha Vieira, com apenas 20%. Rocha tenta uma composição mas sabe que será difícil.

Petrobras

A Petrobras anunciou a venda de suas operações na Amazônia e o encerramento de sua presença na região, especialmente na grande jazida de gás próximo a Coari, no Amazonas. É uma fase de ouro da empresa que se encerra.

Responsável

A presença da Petrobras na Amazônia e no Acre foi responsável pelo início de muitos negócios, inclusive da família Cameli, que teve na Petrobras um de seus primeiros clientes, sempre com um atendimento perfeito, criando uma excelente relação de amizade e respeito.