Coluna Bom Dia

Processo

Assim que anunciou a candidatura do deputado Daniel Zen à prefeitura, o PT retirou do velho baú todas as suas armas tradicionais de campanha, especialmente aquelas destinadas a fazer barulho e provocar confronto, que é o que mais interessa ao partido. Qualquer polêmica é considerada uma vitória da conhecida estratégia de chamar para a briga, buscando mídia e comentários para pôr o partido em evidência. Na política, é uma tática válida.

Acusações

A mais recente dessas tentativas de tumultuar o processo político foi o anunciado processo que o PT quer instaurar contra o governador Gladson Cameli e a prefeita Socorro Neri, por suposta propaganda política, quando o governador declarou publicamente seu apoio à prefeita, A acusação é de um vazio sem tamanho. O governador, na prática, apenas respondeu a uma pergunta formulada por um repórter.

Não assumiu

Interessante pegar a gravação original do episódio para se constatar que, em nenhum momento, houve declaração de que a prefeita seria candidata,  nem do governador e nem dela. Gladson apenas disse que, se ela fosse candidata, teria seu apoio. E Socorro Neri apenas respondeu agradecendo a manifestação. Em nenhum momento ela disse que era candidata. Pela lei eleitoral é o que vale.

Simples

A resposta do governador e da prefeita às alegações do PT poderia ser ainda mais simples: poderiam dizer que aprenderam com o próprio PT, que sempre foi especialista em usar cerimônias públicas para fazer política. Pelo menos, foi assim nos últimos 20 anos no Acre. Tem gente que pensa que o povo tem memória curta

Polêmica

Esta tática de buscar holofotes foi posta em prática também pelo ex-senador e ex-governador Jorge Viana, em entrevista no fim de semana. Jorge é craque nesse jogo e erra quem entra no confronto com ele, pois é exatamente o que ele deseja, a razão de suas ações.

Fala quem sabe

Essa foi a posição do vice-governador Rocha ao declarar que não ia debater com Jorge Viana porque era o que ele desejava. Que não ia cair nessa armadilha

Limpando a barra

Depois do absurdo das notas públicas divulgadas e retiradas, o coronel Ulysses está tentando limpar a barra, para ver se consegue permanecer no cargo. Enviou ontem destacamento robusto ao calçadão para impedir a abertura das lojas e também um esquema especial na frente da prefeitura, um reforço para conter a pífia manifestação que aconteceu. No interior do prédio da prefeitura, policiais femininas em roupas civis podiam sem notados

Cuidado

Todo gestor público precisa ter o cuidado de sempre verificar bem o que vai divulgar, para não se arrepender depois. Por isso, uma boa assessoria de comunicação é fundamental. Um assessor que não diga apenas amém para o chefe, mas que participe das decisões, orientando o mais certo a ser feito. Isso Ficou claro na atrapalhada das notas da Polícia Militar. Faltou alguém para chamar o comandante ao bom senso.

Consequências

Ainda não se sabe quais as consequências desse confronto entre o comandante da Polícia Militar e as autoridades estaduais e municipais. A vantagem do coronel Ulysses é que esta é a pior hora para se fazer alguma mudança de comando, em plena pandemia e diante da ameaça de recrudescimento da guerra de facções.

Guerra

 A morte de um dos fundadores da facção Bonde dos 13, assassinado por seus rivais do Comando Vermelho, pode reabrir a temporada de chacinas no crime organizado. Para os observadores e especialistas, a impressão que se tem é que o Comando Vermelho vai solidificando sua posição hegemônica no estado, deixando em segundo plano e massacrando seus rivais do PCC, do Bonde dos 13 e da Ifara.

Julgamento

O TRE acreano está com tudo pronto para iniciar o julgamento final do prefeito Ilderlei Cordeiro e do ex-prefeito Wagner Sales. Todos estão no mesmo barco do julgamento do TRE e a decisão terá impacto na eleição em Cruzeiro do Sul.

Comunicação

A prefeita Socorro Neri vai fazer mudanças tem sua Diretoria de Comunicação. A assessora Socorro Camelo deixa o cargo nessa reforma administrativa que a prefeita vem promovendo e deve assumir nova e importante função. Para seu lugar vai a jornalista Ana Christina Silveira, com larga de reconhecida experiência, inclusive para os embates políticos dos quais a prefeitura tem sido alvo.

Redes

A nova assessora assume ciente de que o desafio é manter a vanguarda da Prefeitura na divulgação nas redes sociais e aperfeiçoar a estrutura para resposta rápida aos ataques que se avolumam. Ela tem experiência suficiente e pode aprimorar o bom trabalho executado pela jornalista Socorro Camelo, que foi exemplar em sua fidelidade e competência

Fechou

Em Rondônia, só os serviços essenciais vão funcionar. Fechou tudo. Em toda a Amazônia começa a acontecer o fenômeno do coronavirus se espalhar das capitais para o interior, inclusive no Acre. No Amazonas, 60% dos casos registrados já acontecem nos municípios.

Testagem

Acre e Rondônia vão aumentar o número de testes rápidos para Covid. Rondônia começa a aplicar pelo menos 100 mil testes já amanhã. No começo de julho, o Acre também começa a fazer testes em grande escala.

Kits

O governador Gladson Cameli foi um dos signatários do pedido dos governadores do Brasil para que o Ministério da Saúde compre e forneça aos Estados kits de intubação para pacientes com o covid 19. Os fornecedores não estão conseguindo entregar, o preço está subindo à estratosfera. Esses kits são essenciais para pacientes em estado grave

Abre ou não abre

A avaliação pelo Comitê Estadual do Covid a respeito da possibilidade ou não de alguma abertura no comércio só vai acontecer dia 06, por mais que grupos interessados tentem promover protestos.

Exemplo

 O maior exemplo de um estado que havia flexibilizado totalmente a economia, mostra o perigo dessa abertura. Gás sempre manteve o menor nível de isolamento do país. Agora a situação apertou e o governador Ronaldo Caiado mandou fechar tudo. Isto é o que acontece quando se tomam decisões apressada sem respaldo científico.

Adesão

Pressionado por todos os lados o vice-governador Rocha pode adiar sua intenção de ingresso no PSL para depois das eleições. Mas aí, ele perderá a razão maior de seu interesse, que é o uso do tempo da TV e da verba partidária. Amanhã deve chegar à capital o emissário da direção Nacional do PSL para avaliar o caso

Pesar

Faleceu ontem um importante personagem da história do Acre. Morreu o mestre Pedro Gadelha, especialista em estruturas de madeira. Pioneiro na serrarias do Estado, foi dele a execução de todo o trabalho de sustentação em madeira da Catedral Nossa Senhora de Nazaré e também da antiga sede do Rio Branco Futebol Clube. Leva consigo os segredos de sua arte,  a maestria de seu trabalho e a figura sempre querida pelos parentes, amigos e admiradores.

Cultos

O Ministério Público vai investigar a igreja Assembleia de Deus e o pastor Luiz Gonzaga pela abertura irregular de templos durante a pandemia. Nada justifica esse tipo de desobediência civil

Crime

É interessante verificar algumas pessoas, comerciantes ou empresários, que protestam contra a ação da polícia para fechar estabelecimentos na pandemia, alegando que são pessoas de bem e que não são bandidos. Essas pessoas precisam raciocinar que, na verdade, estão descumprindo a lei. Quem descumpre leis é criminoso. Então, todos estão cometendo um crime. Simples assim.