Coluna Bom Dia

Contas

O Tribunal de Contas decidiu tornar público os registros e pormenores das decisões que tomou ao rejeitar as prestações de Contas julgadas irregulares e cujos responsáveis foram apontados como ficha-sujas, em tese, inelegível para as eleições deste ano. Os detalhes dos processos podem ser acessados e vão demonstrar o acerto da corte em considerar que os responsáveis deveriam ser afastados da vida pública e política.

Absurdos

As prestações de contas rejeitadas de 325 gestores mostram verdadeiros absurdos realizados com o dinheiro público, sem nenhum compromisso com a moralidade e sem se preocupar com as consequências. Os desvios e a falta de comprovação de gastos aconteciam como se não houvesse amanhã. O que é mais estranho é que tudo fica por isso mesmo, com uma simples manifestação do TCE. É que essas irregularidades não são levadas à Justiça, aos órgãos eleitorais, para retirar da vida pública quem cometeu tantas falcatruas.

Exemplo

Entre os numerosos exemplos de falcatruas e que serão motivo de reportagem especial que está sendo preparada por A TRIBUNA, há casos de gestores que nunca se preocuparam em prestar contas, um outro que, simplesmente, ignorou um convênio de R$ 13 milhões e não deu nem bola para dizer onde o dinheiro tinha ido parar. Alguns gestores têm mais de 100 processos e ainda juram inocência e se dizem perseguidos. Faltava mesmo essa disposição do TCE de apresentar de público a razão justa de suas decisões.

Candidatos

O pior de tudo é saber o que muitos desses políticos fichas-sujas estão se candidatando nessas eleições. Disputam a vaga de prefeitos, a reeleição para o cargo e posições de vice prefeitos ou vereadores. E o eleitor embarca em suas justificativas e mentiras.

Bloco na rua

O MDB se prepara para pôr o bloco na rua na campanha de Roberto Duarte, depois do acordo com o PL, que deve indicar o empresário Jebert Nascimento para vice. O partido já foi irrigado por um bom aporte financeiro, enviado pela nacional. Nascimento, do PL, faz parte do movimento Renova, financiado e inspirado por grandes empresários com muita grana para gastar nas eleições.

Carreata

O MDB deu início às suas ações na Capital e no interior, com uma grande carreata, ontem, em Porto Acre. No comando da caravana está o senador Marcio Bittar .

Sem ressentimentos

A deputada Mara Rocha afirmou que não foi contatada pessoalmente pelo governador Gladson Cameli mas que, pelo que leu nas redes sociais, considera encerrada a contenda com Gladson Cameli.

Cartas na mesa

Neste começo de semana, governador e vice devem jogar as cartas na mesa, para definir como será o relacionamento dos dois daqui para frente. E quem ficará realmente no comando da Segurança Pública. Mas pouca gente se ilude que esse será o fim da confusão.

Metralhadora

O vice-governador Rocha deve estar se recuperando bem da cirurgia a que foi submetido. Ontem, disparou sua metralhadora giratória nas redes, primeiro reivindicando o sucesso da Segurança Pública do Estado. Rocha considera uma vitória pessoal que o Acre esteja relacionado com a menor taxa de violência da região. Depois, soltou os cachorros em cima do ex-deputado João Correia. que ousou criticar o candidato Minoru Kinpara.

Desafio

Respondendo a João Correia, porque ele acusou Minoru Kinpara de só ter feito boa gestão na Ufac porque foi abençoado com verbas do deputado petista Sibá Machado, Rocha perguntou ao MDB onde estavam há um ano, seus candidatos, como Leila Galvão, Zé Maria e Francimar. Ou seja, mostrou que não se pode falar de corda em casa de enforcado.

Desculpas

O inquieto Rui Birico parece que caiu em si e viu que ficou muito mal na fita, por conta dos ataques que fez ao vice-governador, especialmente depois que ele fez as pazes com o governador. Em um áudio do WhatsApp enviado ao amigo Lima, Birico emocionado revelou que está rezando pela recuperação do vice-governador, que se submeteu a intervenção cirúrgica. Quase uma profissão de fé, que revelaria grande poder de arrependimento relação aos impropérios que lançou contra o vice-governador Lima comentou também nas redes o que Birico deve ter voltado a tomar seu remédio tarja preta e que deve ser perdoado .

Calada

A verdade é que as coligações partidárias no interior parecem salada de frutas ideológicas. Quem pode questionar o governador por apoiar uma candidata que não é de seu partido na Capital, quando se observa coligações esdrúxulas nos municípios. Em Cruzeiro do Sul, O PC do B apoia o Progressistas e o PSD. No Jordão, o PT apoiará o Progressistas. Em Sena Madureira, o PT deve estar no palanque do prefeito Mazinho, do MDB. Ou seja, ideologia não vale nada.

Asinhas de fora

O prefeito afastado de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro, quer melar todo o acordo feito naquele município. Anunciou que vai lançar o nome da irmã Idelcleide, tão enrolada na Justiça quanto ele, para enfrentar dentro do próprio partido seu vice Zequinha Lima. Ilderlei se recusa a largar o osso e morrer politicamente.

Plano

A prefeita Socorro Neri deu a largada para a construção de seu plano de governo em uma reunião virtual com os fazedores de cultura do município, na sexta-feira. Foi o primeiro passo nas plenárias que deverão ampliar o debate sobre seu projeto. O trabalho está sendo coordenado por Sílvia Brilhante, que deve ficar à frente das articulações. A prefeita lançou grupo de WhatsApp e site para receber colaborações da comunidade.

Plano do PT

Com a colaboração do ex-prefeito, ex-governador e ex-senador Jorge Viana e dos ex-prefeitos Marcus Alexandre e Raimundo Angelim, Daniel Zen realizou ontem debate virtual com o tema da Participação Popular e Controle Social da Gestão Pública, no canal do YouTube Daniel Zen do Acre, com mediação de Selma Neves. Ele coletou propostas e ideias para a elaboração do seu Plano de Governo.

Sem distanciamento

Os candidatos estão esquecendo que a pandemia ainda não acabou. Estão fazendo campanha de rua como se não houvesse perigo. Daniel Zen, Minoru Kinpara e, na última semana, Tião Bocalom, além de candidatos de partidos menores. percorrem bairros, cumprimentam eleitores, entram nas casas, reúnem grupos grandes de pessoas e se esquecem das medidas de distanciamento social .

Carne

Uma situação absurda está acontecendo em Tarauacá. Um frigorífico de Sena Madureira mantém o monopólio do abate de gado naquele município. Para forçar aumentos seguidos, quase semanais, alega que não há bois para abate na região e que precisa levar de Sena Madureira. Acontece que Tarauacá é conhecida pelo grande rebanho bovino. A situação cheira a locaute provocado pelo monopólio. No último final de semana, Tarauacá ficou sem carne .

Fiscalização

É de se perguntar por onde anda o Procon? Ou será que o órgão é apenas um cabide de empregos para a deputada doutora Juliana? Onde anda a prefeitura de Tarauacá, que não se posiciona ou não dá jeito nessa situação absurda? Quem protege os consumidores de Tarauacá?

Luto

A coluna registra com pesar a morte do amigo Abacate, ex-atleta, cabo eleitoral de inúmeros candidatos, uma pessoa sempre pronta a ajudar, com um bom humor e uma disposição única. Vai fazer falta.

Mordida

Um estudo de paleontólogos descobriu que o crocodilo que viveu no Acre há milênios, o purussauro, foi o animal com a mordida mais forte já registrada. Ganha dos dinossauros e dos tubarões. Só não ganha de alguns eleitores que se especializaram em morder um pedaço de alguns políticos em busca de vantagens.