Coluna Bom Dia

Recontagem

A desembargadora Denise Bonfim disse que os técnicos do TRE começaram ontem a fazer os cálculos da recontagem dos votos da eleição de 2018, para definir os substitutos dos deputados federal Manuel Marcos e estadual Dra. Juliana. Na noite de hoje o serviço dever ter sido concluído e então se saberá o novo quociente eleitoral e o nome dos eleitos.

Surpresas

Algumas surpresas podem surgir, especialmente com a composição da Assembleia Legislativa. Novo quociente eleitoral implica em novos cálculos de médias e pode haver mais mudanças entre os deputados eleitos. Pode ter gente que dorme hoje deputado e amanhã acorda suplente.

Fora

Assim que for anunciado o resultado, seja ele qual for, Manuel Marcos e Dra. Juliana perdem o mandato, pois ficam com zero votos.

Duro

Falando em TRE, o juiz eleitoral da Capital Giordane Dourado vai se reunir hoje com representantes dos candidatos na Polícia Federal, estabelecendo normas e o tempo de TV e rádio de cada coligação. O magistrado está disposto a implantar linha dura para cumprimento da lei eleitoral.

Nas redes

Bem que o juiz poderia já dar uma conferida nas redes sociais, que ontem entraram em ebulição. Ataques rasteiros, fake News, baixaria de todo tipo, uso escancarado de impulsionamento ilegal, robôs, enfim, uma bagunça.  Começou mal.

Alvo

O principal alvo dos ataques de ontem foi a prefeita Socorro Neri. Uma campanha orquestrada nas redes, com produção em massa de postagens contra ela. Coisa escancarada mesmo.  A prefeita melhorou um pouco sua presença nas redes, especialmente usando o stories do Instagram, mas o caminho para se impor ante às fake-news é grande.

Nas ruas

Pelo menos cinco candidatos já ganharam as ruas, em contato direto com o eleitor. A maioria dos candidatos e de seus assessores e cabos eleitorais fazendo pouco das regras de distanciamento.

Jingle

Verde, azul e amarelo são as cores predominantes da campanha. Só Daniel Zen usa vermelho e os demais brincam com essa variação de cores. Saiu o jingle de Minoru Kinpara, um forró arretado. Pode pegar.

Estrutura

Impressionou, nesse início de campanha a estrutura montada em torno de Minoru. Em sua caminhada pelo centro da cidade, no domingo, já tinha equipe para adesivar, pregar “praguinhas” nas camisas, enfim, muito bem feito.

Mudanças

Em Cruzeiro do Sul, onde participou das comemorações dos 116 anos da cidade, o governador Gladson Cameli anunciou que fará mudanças profundas em seu governo após as eleições. Vai cobrar alinhamento a seus projetos. Até lá, vai observar com quem pode contar e com quem não pode.

Aperto

Já tem quem aconselhe o governador a enxugar a máquina, diminuindo os cargos comissionados, a começar pela superestrutura montada no gabinete do vice-governador. Nunca um vice teve tantos cargos à disposição, incluindo uma assessoria de imprensa própria. Mas é um vespeiro…

Pesquisa

 Saiu a pesquisa Real Big Data de Cruzeiro do Sul, mostrando Zequinha Lima na liderança. Foi o que bastou para o MDB pôr a boca no mundo. Não existe pesquisa que agrade a todo mundo.

Rio Branco

Hoje deve sair a pesquisa na Capital, com o resultado já envolto em polêmicas. Ontem mesmo, no boca a boca político já se especulava a existência de uma outra pesquisa, interna e não para divulgação, com números bem diversos em relação aos que  serão divulgados pela TV GAZETA.

Obras

O governador havia reclamado da morosidade para a elaboração dos projetos de obras que o Estado precisa. Mas o secretário da Sedur, Victor Bonecker explica em entrevista nessa TRIBUNA que em menos de um ano, em plena pandemia, o setor produziu muito. Vale a pena conferir a entrevista.

Insalubre

Muito séria a denúncia do sindicato dos Urbanitários sobre as péssimas instalações das estações de captação e tratamento de água de Xapuri e da Capital. O sindicato pede intervenção, e até mesmo o fechamento das estações pelos riscos aos trabalhadores, e a possibilidade de estar enviando água contaminada para mais de 3,5 mil imóveis. Isso é muito grave.

Acidente

Hoje fazem 49 anos do trágico acidente em Sena Madureira que vitimou dezenas de pessoas, entre elas o bispo Dom Júlio Mattioli. Um dia de triste lembrança.

Estrada

Vai ser uma batalha entre desenvolvimentistas, empresários e políticos da região contra cientistas e ambientalistas pela construção da estrada entre Cruzeiro e Puccalpa. Venderam a fantasia que a travessia por lá é mais viável por seria a região de picos mais baixos até o Pacífico.

Ambiente

A estrada cortaria reservas ambientais, com uma das faunas e floras menos pesquisadas e mais originais do mundo. Isso para uma estrada de duvidosa importância econômica.

Títulos

O governador entrega amanhã no bairro Santa Inês, títulos definitivos urbanos, registrados em cartório para a população. Uma ação necessária e importante.

FPM

A última parcela do FPM de setembro, que cai na conta amanhã das prefeituras estará 21,61% menor que a mesma parcela um ano atrás. É osso a situação dos municípios.

Candidatos

Mas essa penúria não mete medo nos 87 candidatos a prefeito e nas centenas de candidatos a vereador no Estado. Podem ser 2.782 candidatos a vereador. Só em Rio Branco, serão 32 candidatos por vaga, de 27 partidos diferentes.

Debates

A TV Acre desistiu do debate com os candidatos, mas a TV Gazeta já está organizando o seu e se reúne essa semana com os candidatos. As datas seriam 7 de novembro para o debate do primeiro turno e 20 de novembro, para o debate do segundo turno.

Nas redes

Enquanto o ex-governador Jorge Viana faz postagens nas redes em apoio ao candidato Daniel Zen, o também ex-governador Tião Viana só se ocupa de assuntos médicos em suas postagens. É como se não houvesse eleição.

Brilhou

A pequena Loren não conseguiu a classificação no The Voice Kids domingo, mas brilhou e levou com dignidade e talento o nome do Acre. Parabéns a ela. Outros grandes desafios serão vencidos por essa talentosa acreana.

Educação

O governador Gladson Cameli, depois do fardamento e da alimentação farta nas escolas, quer oferecer no próximo ano, calçado e material escolar. E até bicicletas, programa que foi executado com êxito pelo tio Orleir em seu governo.