Coluna Bom Dia

Alerta

Nem só a Covid deve assustar os acreanos, embora sejam 30 mortes em onze dias no Estado, com hospitais e leitos lotados. Um velho problema de todo verão volta a assombrar: a dengue. A combinação da dengue com o coronavírus mostra ser um encontro perigoso, até porque os sintomas, no começo, podem ser confundidos. E faz aumentar a procura por atendimento e internações, tornando o quadro ainda mais grave.

Infestação

A infestação de dengue em alguns bairros de Rio Branco chega a ser dez vezes o índice tolerável. No Juruá, a situação também é de preocupação, no Alto Acre, por conta do crescimento da Covid não há mais leitos. 2021 começou pesado na área da saúde.

Vacina

O governador Gladson Cameli foi a Brasília, a chamado do presidente, que agora quer fazer alarde da vacina, anunciando campanha nacional para o dia 28, com conotação eminentemente política, para fazer frente a São Paulo. Mas a vacina não mudará o quadro de imediato. Especialistas em saúde pública acreditam que só no fim de abril, início de maio se verão as primeiras boas notícias. Até lá, mesmo vacinados terão que manter distanciamento e usar máscaras. Sem contar que serão necessárias duas doses da vacina.

Ponderado

Muita gente criticando sem razão o secretário Municipal de Saúde, Frank Lima, que defendeu a vacinação de crianças. É preciso entender o contexto da declaração. O que o secretário defendeu corretamente é que seria necessária a imunização de todos os que eventualmente fossem recolhidos a abrigos por conta de um possível alagamento do rio Acre. Nesse caso, o bloqueio total, de crianças, adultos e idosos seria fundamental para impedir o avanço da doença. Por isso, a vacinação é indicada agora, antes da consumação da cheia. Não está falando nenhum absurdo.

Consumado

O governador consumou ontem a demissão de pelo menos 15 nomes ligados ao prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim. Interlocutores tentaram agir de bombeiros no episódio do conflito entre os dois, mas especialmente o prefeito revelou não ter nenhum interesse em reconciliação. Perde o município.

Nomeações

Decisão do prefeito Tião Bocalom de nomear novos aliados da ex-prefeita Socorro Neri para cargos comissionados gerou um descontentamento generalizados dos aliados nas redes sociais. As escolhas contam com o aval da vice-prefeita Marfiza Galvão, pois os apadrinhados serão designados para trabalhar no gabinete e na Fundação Cultural Garibaldi Brasil.

Fiscais ideológicos

Essa fiscalização ideológica continua sem sentido. O que importa é saber se as pessoas são competentes ou não. Existem pessoas qualificadas para ocupar esses lugares, com experiência? Está se cometendo alguma injustiça? Até porque muitos dos que reclamam também tinham outros candidatos na eleição municipal.

Clonado

O deputado tucano Luiz Gonzaga (PSDB), bateu na porta da Segurança Pública para pedir socorro, depois que descobriu que um dos seus telefones mais antigos, foi clonado por ‘hackers’. Os golpistas se apresentam como se fosse o deputado para pedir ajuda em dinheiro.

Casa Civil

O cruzeirense Flávio Silva foi o escolhido pelo conterrâneo, Gladson Cameli para ajudá- -lo na Casa Civil. Como é uma pessoa discreta deve contribuir com o Palácio Rio Branco, pois conhece como poucos o funcionamento dos bastidores da política acreana. E é formado em gestão pública.

Exemplo

A história de vida de Flávio Silva é exemplar e mostra superação, esforço, drama, dedicação, amizade, companheirismo e lealdade. Caçula de seis irmãos, ficou órfão dos pais ainda menino, frequentou com dificuldade a escola pública e se capacitou como um gestor hoje experiente e íntegro. Fará bem ao governo, além de ser absolutamente leal ao governador.

Capacitação

O secretário Frank Lima corre contra o tempo para capacitar o seu pessoal para garantir agilidade da campanha de vacinação contra a Covid-19. O sinal verde do Ministério da Saúde de disponibilizar um lote de 80 mil doses pode contribuir para interromper esta segunda onda do covid-19 que já matou mais de 30 pessoas nos primeiros dias de janeiro.

Enem

Até o coordenador nacional do Enem morreu ontem vítima do coronavírus. Muita pressão para adiar as provas do Enem, mas que não devem ser adiadas. Ainda assim, todos os cuidados devem ser tomados pelos estudantes.

Agências

O Banco do Brasil vai desativar pelo menos 870 postos de atendimento sendo 112 agências que irão fechar. Saiu agora a previsão para o Acre. Serão três agências fechadas, duas na Capital e uma no interior. Mais de cinco mil bancários serão cortados, inicialmente em programa de demissão voluntária. A economia prevista é de R$ 2,5 bilhões até 2025.

Automóveis

Depois de mais de um século no Brasil a Ford determinou o fechamento de todas as fábricas no país, com a demissão em torno de cinco mil funcionários. Vai concentrar sua produção na Argentina e no Uruguai e exportar de lá para o Brasil. E tem gente achando que a economia está em recuperação.

Reunião

O prefeito Tião Bocalom reuniu-se ontem à noite com os empresários locais para acertar parceiras e programas de incentivo, com a definição das ações que a prefeitura pode executar para movimentar a economia da Capital.

Refis

Um ponto importante será um refinanciamento das dívidas e a cessação das cobranças judiciais que estão estrangulando os poucos empresários que insistem em resistir a esses tempos bicudos.

Lá e cá

Cuiabá não fará mais esforço para obter vacinas contra a Covid. Vai esperar a decisão do governo federal. Enquanto isso, em Manaus, para evitar ter que abrir covas coletivas, está montando estruturas de concreto com gavetas para guardar os caixões, um cemitério vertical. A situação está calamitosa por lá.

Candidatos

Começam a pipocar as pretensas campanhas para 2022. Principalmente os que buscam se credenciar para a disputa de deputado estadual e federal. Muitos nomes, alguns fortes, outros apenas um balão de ensaio, tipo para ver se pega.

Lei

Foi sancionada a lei que desobriga os magistrados a devolver quantias pagas ainda no século passado e que foram consideradas irregulares pelo STF. Foi uma medida razoável. Principalmente pelo tempo decorrido. Querer o ressarcimento agora seria punir magistrados que não tiveram culpa do recebimento e que gastaram ou investiram o dinheiro. A culpa maior é da própria justiça que levou mais de 20 anos para decidir a causa.

Pagamento

O prefeito Tião Bocalom anunciou que já este mês vai antecipar o pagamento dos salários da prefeitura para todo dia 25. Ou seja, vai pagar dentro do mês trabalhado. Boa medida.