Coluna Bom Dia

Respiradores

O Acre vai receber 50 novos respiradores, em ação promovida pelo senador Marcio Bittar com o novo ministro da Saúde. Serão duas remessas, a primeira de 30 e a segunda de vinte respiradores. Foi um pedido pessoal ao general Eduardo Pazuello, atendido. Vai reforçar o combate à Covid-19.

Terror

O interior do Acre está vivendo o verdadeiro terror com a epidemia do coronavírus. Em alguns municípios, as autoridades estão perdendo completamente o controle do número de casos e a situação pode ficar caótica. Exemplo maior é um município de Acrelândia.

Acrelândia

Esse já é o município com mais casos confirmados da doença, e as autoridades municipais estão perdidas, sem saber o que fazer. Em plena pandemia, a prefeitura liberou o comércio, sinal claro de instabilidade, coisa para fazer o contágio explodir.

Fica

Na Europa, cidades que tentaram abreviar a quarentena estão correndo para fechar tudo de volta, já que a epidemia recrudesceu. Uma abertura lenta e gradual, com certeza de cura, dá melhores resultados.

Para tudo

O líder do governo na Assembleia, deputado Gehlen Diniz, está defendendo medidas mais duras de quarentena, alegando que as normas em vigor ainda não conseguem debelar o surto do coronavírus no Estado.

Zombaria

Pior ainda é o prefeito de Mâncio Lima que está fazendo pouco caso dos problemas da sociedade para conter o surto da Covid-19. Recentemente, acusou a população de ser vagabunda e pediu que fosse às ruas, trabalhar, nem que fosse para plantar coquinhos. Recomendou a cada um plantar um pé de coco para resolver problemas. É muito difícil a situação do prefeito.

Reação

População tem reagido ao apelo do prefeito por trabalho plantando mandioca e pés de coco nos buracos da cidade, cobrando da administração que deixa aquela cidade no abandono. Merece o castigo.

Ônibus

No final das contas, a coragem da empresa de ônibus mandar retirar os veículos da cidade era apenas uma ameaça velada. Quando ninguém caiu na chantagem, empresários rapidamente arrumaram uma desculpa. Não encontraram facilidades para aumento de tarifa com crise para a vergonha de serviço que executam.

Desinfecção

A prefeitura está fazendo o trabalho necessário de desinfecção das ruas. E ainda tem gente que reclama, como se tivesse escolha, como se desse para viver no meio do vírus. Vergonha.

Liminar

Foi derrubada ontem a liminar que permitia que o governo do Acre contratasse médicos formados no exterior, sem o diploma do revalida. Parecia mesmo meio óbvio que tal decisão fosse tomada. Simplesmente, a classe médica não quer nenhum tipo de questionamento.

Transparência

Rio Branco foi considerada como a terceira Capital do Brasil no critério trasnsparência dos dados relativos ao coronavírus. Uma grande conquista. Mostra o acerto do trabalho da Prefeitura Municipal, apesar da corrente de críticas que setores políticos tentam fazer cair sobre a prefeita. É preciso dar os devidos descontos, nesse clima de crítica a qualquer preço.

Congelamento

O governo federal pediu ontem apoio aos governadores para que, com liberação de R$ 60 bilhões para os Estados, os governos desistissem de oferecer aumento ao funcionalismo até o fim do ano que vem. De início, parece justo, é um tempo necessário para adaptações.

Candidato

O candidato a prefeito pelos tucanos Minoru Kinpara, começou uma campanha nas redes sociais pela construção do Hospital Universitário no Acre. Realmente, medida muito boa e que poderia ajudar bastante a saúde pública. Existe já um valor para o projeto. Pode dar certo nos próximos anos.

Explosão

Agora é Cruzeiro do Sul que vive uma situação preocupante com a Covid-19, com cem casos diagnosticados. O problema vem afetando pesadamente as instituições penais daquele município. Está todo mundo por lá com as mãos na cabeça.

Morte

Os primeiros casos de morte estão acontecendo no Hospital Raimundo Char, em Brasileia e as informações são de que Sena Madureira também vive situação muito delicada. Pessoas demais infectadas. O governo do Estado vai ter que endurecer as medidas em várias cidades.

Crescimento

O argumento de quem ainda faz pouco de ciência, no tratamento da doença, felizmente, no Estado, prevalece o bom senso médico para se restringir o uso da cloroquina, na ilusão fácil da cura.

Didático

A Secretaria de Educação está promovendo material de didático virtual, para não deixar os alunos sem atividades, no período das escolas fechadas. Tudo está sendo feito com muito cuidado e qualidade, apresentando cerca de 25% do material didático a ser usado no ano inteiro dentro de um projeto criterioso e de bons resultados.

Conteúdo

O conteúdo desse material didático já representa 40% de tudo o que o aluno precisa aprender no ano, sendo ofertado por meio de apostilas e vídeo aulas tanto pela rede aberta quanto fechada de televisão. Uma boa notícia para a população.

Lamento

O depoimento é forte, “Peço perdão a Deus todos os dias por ser obrigada a escolher quem vive e quem morre por falta de respiradores”, Quem falou isso foi uma médica que atua no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) atendendo todos os casos de coronavírus (Covid-19). Emocionada, a profissional explicou que faltam ventiladores para atender toda a demanda de pacientes.

Escolha de Sofia

Quando se chega ao ponto do médico  decidir sobre a vida ou a morte de alguém, sem ter como salvar a todos, a situação é mesmo desesperadora. São coisas que não se divulgam, mas que mostram os dilemas éticos. O que fazer quando só há uma máquina e três doentes necessitando?   Não há como resolver isso.

Arautos

E ainda há os arautos da morte, os que não ligam para a vida humana e que só querem seus privilégios de volta. Isso é o mais triste, o menos humanos. E a sociedade está cheia desses doentes de amor.