Navio Hospitalar da Marinha realiza mais de 14 mil atendimentos no Juruá

O Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) ‘Doutor Montenegro’, realizou, até esta quarta-feira, 3, mais de 14 mil atendimentos nas comunidades do Juruá. Os dados são da 19º ‘Operação Acre’, que iniciou em janeiro e foram apresentados ao secretário de Estado de Saúde, Alysson Bestene.

O comandante da Flotilha do Amazonas, Capitão de Mar e Guerra, da Marinha, Carlos Alberto Pereira Passos, fez questão de destacar a importância do apoio do governo do Estado, na realização da operação, durante a qual estão sendo oferecidas consultas médicas e odontológicas, exames clínicos e laboratoriais, cirurgias de pequeno porte, pré-natal, exames de mamografia e raio-X, palestras educativas, distribuição de medicamentos e atenção farmacêutica.

“Nesse momento, o sentimento que predomina é o de gratidão. É preciso agradecer à família do saudoso Orleir Cameli, aqui representado pelo seu filho Linker Cameli. Também agradecer o governador Gladson Cameli e o secretário Alysson Bestene, por todo apoio. Sem essa parceria com o governo do Estado, a prefeitura e o Comando do Exército, não conseguiríamos beneficiar tantas pessoas, que esperavam e necessitavam desse atendimento”, afirmou.

O secretário Alysson Bestene, agradeceu à Marinha pelo trabalho realizado pelo Navio Hospitalar, afirmando que o governador Gladson Cameli determinou que fosse dado, por parte da Sesacre, todo apoio necessário para o sucesso da operação.

Durante a reunião para apresentação do balanço da ‘Operação Acre’, pelo capitão Júlio César Costa, comandante do Navio, Alysson Bestene agradeceu a dedicação e o empenho de cada profissional da Marinha que participa da ação, agradecendo o carinho com a população acreana.

“O exemplo desses profissionais serve de motivação para que possamos ter forças e buscar alternativas de superar as dificuldades e atingir nosso objetivo maior que é oferecer uma saúde de qualidade para nosso povo. Já nos colocamos à disposição para apoiar as próximas operações, dando todo suporte necessário para que esse Navio continue atendendo nossa população”, afirmou.

A ‘Operação Acre’ está beneficiando as comunidades de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo e Mâncio Lima, todas localizadas no Rio Juruá. Além disso, a excursão atende também municípios do Amazonas.

São mais de 70 militares, sendo 28 da área de saúde: médicos de várias especialidades, cinco cirurgiões-dentistas, dois farmacêuticos bioquímicos, dois enfermeiros e 13 praças, sete deles técnicos em enfermagem, dois técnicos em radiologia médica, dois técnicos em radiologia odontológica, um técnico laboratorial e um técnico em enfermagem, que atuará como vacinador.

No ano passado foram realizados 13.696 atendimentos durante a 18º edição da missão naval. O Navio atenderá em Cruzeiro do Sul, até a próxima sexta-feira, 5.