Começa amanhã Projeto “Escola em Casa” por rádio e TV em todo o Estado

O governador Gladson Cameli e o Secretário de Educação Mauro Cruz lançam amanhã em live transmitida pelos canais do Governo do Acre no Instagram e no Facebook o Projeto Escola em Casa, que vai fornecer educação básica gratuita de forma remota, por meio de videoaulas, audioaulas e acesso a plataforma digital para alcançar todos os alunos do ensino fundamental I e II e Ensino Médio do Acre.

As aulas se iniciam na segunda-feira e serão transmitidas pelos sistemas das Rádios Difusora e Aldeia FM e na TV pelo Amazon Sat, alcançando todos os municípios do Estado. Logo após a transmissão, as aulas estarão disponíveis também na plataforma da Secretaria de Educação, no endereço eletrônico https://www.educ.see.ac.gov.br/. Material didático impresso alcançará os alunos que não tiverem condições de acompanhar as aulas por meios eletrônicos, mas eles são a grande minoria. A Secretaria de Educação estima que mais de 80% dos estudantes têm condições de seguir o projeto pelo rádio, TV ou pelos meios virtuais.

O secretário Mauro Cruz destaca que o projeto representa o compromisso do governo Gladson Cameli com a Educação e foi criado para propor soluções exequíveis para manter o ensino público atuante mesmo durante a epidemia da Covid-19, que determinou o fechamento de todas as escolas.

O secretário lembrou que o MEC autorizou que até 800 horas/aula da carga curricular podem ser dadas por meio remoto e essa foi a chave para a implantação dos programas.

As vídeos e audioaulas foram produzidas inteiramente no Acre, pela equipe da Secretaria de Educação coordenada pela Diretora de Ensino, Denise Souza, com dedicação integral de educadores que se empenharam em formular não só as gravações, como o material didático associado.

As aulas terão duração de quinze minutos e já têm dias e horários definidos.
Veja como assistir as aulas pela TV e Rádio.

Como assistir às teleaulas

As teleaulas serão transmitidas pelo sistema Amazon Sat, em TV aberta e antenas parabólicas, que firmou contrato com o estado, visto que TV Aldeia, estatal, ainda funciona no sistema analógico e não pode ser usada, além de não ter alcance no interior. Para sintonizar a Amazon Sat no interior, a grade de canais é a seguinte:

Amazon Sat – canais:

MUNICÍPIO Cruzeiro do Sul Canal 19
Feijó Canal 13
Rio Branco Canal 31
Mâncio Lima Canal 7
Assis Brasil Canal 6
Brasileia Canal 12
Manoel Urbano Canal 10
Plácido de Castro Canal 35
Sena Madureira Canal 25
Senador Guiomard Canal 23
Tarauacá Canal 22
Xapuri Canal 3

Na TV, as aulas estarão assim distribuídas:

Como assistir as aulas por rádio

As aulas serão transmitidas pelos sistemas das rádios Difusora e Aldeia, com alcance em todo o Estado. A diocese de Cruzeiro do Sul ofereceu o horário da Rádio Verdes Florestas, que também entrará em link para difundir as aulas. Serão as seguintes as emissoras a transmitir as audioaulas

Rádio Verdes Florestas – Cruzeiro do Sul

O Horário das aulas com as respectivas séries no rádio será o seguinte:

Plataforma virtual

Depois de transmitidas, as videoaulas estarão disponíveis na plataforma

https://www.educ.see.ac.gov.br/