Comissão de Segurança da Aleac recebe Secretário de Estado de Segurança Pública, Emylson Farias

IMG_3489Por meio de uma solicitação da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), as forças de Segurança Pública do Estado estiveram reunidas na sede do Poder Legislativo para tratar das ações de combate ao roubo de veículos, bem como arrombamentos às residências.

Ao término da reunião, o presidente da Comissão de Segurança Pública da Aleac, deputado Heitor Júnior (PDT) informou sobre as ações apresentadas pelo Secretário de Estado de Segurança Pública, Emylson Farias, que serão implementadas nos próximos dias.

Entre as medidas adotadas estão: a realização de blitz e o fechamento de fronteiras, se necessário. Serão abordados todos os veículos. “Este mês e mês que vem serão abordados todos os veículos. Essa foi uma solicitação da Comissão; que sejam abordados indistintamente”, disse Heitor Júnior.

Outra medida que será adotada é a instituição do gabinete de crise que visa monitorar e combater a criminalidade, tendo como apoio a utilização de veículos e pessoas de outros órgãos, além da parceria com o Exército e a Polícia Federal. “A partir de um decreto será criado o gabinete de crise onde podem atuar pessoas e veículos de outras secretarias”, pontua o pedetista.

Heitor Júnior explicou, ainda, que 141 novos policiais civis serão convocados a partir de março. Reforçando as ações, a Secretaria de Segurança Pública fortalecerá o Grupo Antiassalto, com a criação do banco de horas.

O parlamentar disse, também, que a Segurança Pública do Acre atua diretamente no combate à criminalidade, entretanto, é necessária uma revisão das leis. “Eles alegam que as leis são brandas. Eles prendem e a justiça solta e isso dá uma sensação de impunidade”.

Durante a reunião foram apresentados alguns números. Entre eles, o quantitativo de caminhonetes recuperadas. De 16 veículos subtraídos, a Polícia conseguiu restituir 13 deles.