Concursos federais vão oferecer 11 mil vagas em 2018

Já foi aprovado no Congresso Nacional o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2018, que prevê um total de 10.968 vagas, sendo 6.564 para criação e 4.404 para provimento em vários cargos. As oportunidades do Orçamento são para os três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) e agora deverão passar pela sanção presidencial.

Tais chances presentes no documento serão preenchidas por meio de novos concursos e seleções que estão em andamento, sendo que algumas dependerão de aprovação prévia de projeto de lei. No caso do Legislativo, são 89 chances para a Câmara dos Deputados, 70 para o Senado Federal e dez para o Tribunal de Contas da União.

Para o Judiciário, o documento prevê o seguinte: 53 para o Supremo Tribunal Federal (STF), 720 para o Superior Tribunal de Justiça, 3.427 para a Justiça Federal, 780 para a Justiça Militar da União, 987 para Justiça do Trabalho, 58 para a Justiça do Distrito Federal e dos Territórios e oito para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O Poder Executivo contará 3.220 oportunidades distribuídas entre a substituição de terceirizados, militares (Aeronáutica, Exército e Marinha) e Fundo Constitucional do Distrito Federal.

As demais chances no Orçamento de 2018 são para o Ministério Público Federal – MPF (7 vagas), Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (6), Ministério Público do Trabalho – MPT (12) e Defensoria Pública da União (DPU).