Corrida eleitoral atrai cerca de três mil

De acordo com dados do TSE, mais de três mil requerimentos já foram apresentados

Em todo o Acre, partidos e coligações já apresentaram mais de três mil requerimentos de registro de candidatos a vereador e 200 a prefeito e vice-prefeito, totalizando aproximadamente 3.000 postulantes a cargo eletivo cadastrados na Justiça Eleitoral. Somente em Rio Branco, sete nomes que tentam chegar ao posto máximo e mais de 100 que querem ocupar uma cadeira no Poder Legislativo tinham sido registrados. Os dados constam no Sistema de Divulgação de Candidatura (Divulgacand), desenvolvimento pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e que é abastecido de acordo com a apresentação do requerimento.

Pelo novo calendário eleitoral, o prazo para apresentação dos pedidos de candidatura terminou sábado.

Justiça tem até 29 de setembro para divulgar lista

O prazo que termina hoje é o do pedido coletivo, apresentado pelos partidos e coligações. Depois, pelo calendário eleitoral, a Justiça tem até 29 de setembro para publicar edital dos pedidos de registro de candidatos apresentados. Os candidatos escolhidos em convenção que não tiverem sido registrados pelos seus partidos têm prazo de dois dias contados da publicação desse edital, para solicitarem seus registros à Justiça Eleitoral, até as 19h.

O último dia para a Justiça Eleitoral publicar edital dos pedidos de registro individual de candidatos escolhidos em convenção cujos partidos políticos ou coligações não os tenham requerido é 3 de outubro.

Dia 4 de outubro, ainda conforme o calendário, é o último dia, observado o prazo de cinco dias contados da publicação do edital de candidaturas, para qualquer candidato, partido político, coligação ou o Ministério Público impugnar os pedidos de registro. Também até essa data, observado o prazo de cinco dias contados da publicação do edital de candidaturas, qualquer cidadão pode apresentar notícia de inelegibilidade de candidato.