Debate da TV Acre: Chegou a hora do acerto de contas

Os candidatos Tião Bocalom (Progressistas) e a prefeita Socorro Neri (PSB) têm a última chance de convencer os indecisos e os eleitores que não votaram no primeiro turno no debate da TV Acre (emissora afiliada da Rede Globo). O embate televisivo acontece após a novela: “A Força do Querer”, prevista para encerrar às 21h30 desta sexta-feira (27).

Quase 70 mil rio-branquenses não compareceram para votar no primeiro turno, que corresponde 27,23% do eleitorado da capital acreana, mas 5.939 eleitores optaram pelo voto nulos e 3.368 votaram em brancos. Sem esquecer os 49.225 votos dos cinco candidatos derrotados no primeiro turno da eleição. O jornalista Jeferson Dourado, âncora do telejornal do meio dia, será o mediado do debate a véspera do segundo turno.

A prefeita Socorro Neri contará com uma hora para demonstrar o telespectador que o adversário não está preparado para governar a principal cidade acreana, enquanto o progressista Tião Bocalom que a adversária teve uma chance de dois anos, mas que não atendeu a expectativa da população rio-branquense. A arena eletrônica contará com três blocos, o primeiro de perguntas com tema livre, o segundo com perguntas com tema determinados e o terceiro bloco, os dois candidatos contarão com a oportunidade de liquidar o adversário e apresentar os principais pontos do seu plano de governo, pois cada candidato contará com 2 minutos nas considerações finais para dirigir a sua mensagem aos telespectadores indecisos.

A equipe de produção permitirá que o candidato que for ofendido, o direito de resposta por um minuto. Cada candidato tem a oportunidade em cada bloco de fazer duas perguntas e responder aos dois questionamentos de temas de livre escolha. O tempo de participação dos candidatos será o mesmo em todos os blocos, mas de tema livre ou determinado ficou distribuído em 30 segundos para fazer a pergunta, 1 minuto e 30 segundos para dar a resposta, 1 minuto para a réplica e 45 segundos para a tréplica.

Se um dos candidatos faltar ao debate, sem comprovar problema de saúde, o seu lugar permanecerá vazio com uma placa que possa ser identificado pelos telespectadores da emissora de televisão. Com a previsão de duração de uma hora, o debate da TV Acre contará com três blocos de discussão, mas no terceiro bloco as considerações finais dos candidatos.