Detran promove blitze educativas em bares da capital

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran), realizou atividades de visitas aos bares de Rio Branco, afim de conscientizar a população sobre os riscos de misturar álcool e direção. A ação é mais uma das atividades referentes ao movimento Maio Amarelo.

Durante as blitze foram distribuídos panfletos e pulseiras com mensagens de prevenção sobre a alcoolemia e direção. Os educadores também utilizaram etilômetros descartáveis para demonstrar a populares o seu nível de embriaguez e inibir que o mesmo dirija. Além disso, foram realizadas conversas a respeito de outros cuidados para a segurança no trânsito, como o perigo da utilização de aparelhos celulares durante a direção.

A educadora de trânsito Elisângela Alves da Silva, afirma que o trabalho realizado pelos educadores vai além de ajudar os condutores nos bares, é um trabalho em prol de toda a sociedade. “A nossa principal orientação é sobre beber e dirigir, não só quem bebe é vitima, porque toda a sociedade está incluída, já que o trânsito não é formado por apenas um pessoa, mas por um todo”, explica.

O condutor Alécio Lima aprova o trabalho realizado pela educação e acha importante que mais campanhas sejam promovidas pelo Estado. “Gosto muito do trabalho dos educadores, são sempre bem educados e nos alertam sobre os perigos no trânsito”, afirma.

O movimento Maio Amarelo tem a proposta de chamar a atenção da sociedade para os índices de violência no trânsito. Além disso, visa realizar ações coordenadas entre o Poder Público e a sociedade civil organizada, discutindo alternativas que garantam a segurança viária.