Diocese celebra centenário sem missa presencial

O padre Massimo Lombardi disse que as paróquias estão se preparando para o retorno das missas presencias, mas que as celebrações por enquanto, apenas pelas redes sociais. Destacou que os padres aguardam a autorização do Bispo da Diocese de Rio Branco, Dom Joaquín Pertíñez Fernández para retomarem as suas atividades nas comunidades católicas. “Tivemos uma reunião na semana passada para tratar do assunto, mas preferimos aguardar o Comitê do Acre sem Covid sinalizar com a bandeira verde (sem risco)”, observou.

O religioso explicou que continua em vigor a decisão do Conselho Presbiterial que tratou das comemorações do centenário de fundação da Prelazia do Acre/Purus no dia 15 desse mês, mas devido a pandemia a grande celebração não será realizada na catedral Nossa Senhora de Nazaré sem a participação dos fiéis para evitar aglomerações. Declarou que será celebrada a Eucaristia por volta das 17 horas da tarde, com a transmissão pela TV Diocese, canal 35.1, e pela página da Diocese no Facebook. “A celebração eucarística acontecerá simultaneamente em cada paróquia às 18h30, mas cada comunidade deve organizar uma carreata, com cartazes, faixas, balões, fogos, músicas, para percorrer as suas da comunidade comemorando a data tão especial para a comunidade católica”, observou.

O reitor da Diocese de Rio Branco padre Manoel de Jesus Monte Costa emitiu nota informando que a Igreja Católica continua sua ação de prevenção da vida pelo serviço de evangelização, através dos meios digitais. A medida busca adotar as medidas necessárias para evitar a propagação do coronavírus mesmo que o Comitê do Acre sem Covid-19 mudando para a bandeira amarela. “Estamos na ‘faixa amarela’ o que permite a reabertura de certo numero de atividades, mas no que concerne a nossa Igreja, daremos passos gradativos comprometidos com a defesa da vida”, destaca o documento.

Atendimento – O funcionamento da Catedral Nossa Senhora de Nazaré nos próximos dias, segue com as seguintes recomendações: abertura da igreja para oração pessoal e adoração na capela do Santíssimo (de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 12 horas, enquanto na segundas, quintas, e sextas, no horário das 16h às 18:30. Atendimento do Padre desde que agendamento prévio nos dias: terça-feira e quinta-feira, no horário das 8:30 às 11:30), mas nas sextas das 16 horas às 18 horas, para confissões e aconselhamento. As celebrações eucarísticas continuam sendo realizadas pelos meios sociais, a missa na Catedral das 6 horas da manhã de domingo, será transmitida pela Rádio Difusora e pelo facebook da Catedral; as missas na TV Diocese, durante a semana, no horário das 18 horas, mas nos domingos, das 10h às 18 horas