Enade avaliará mais de 30 cursos neste domingo (26)

O Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade), será aplicado neste domingo (26) em todo o país, às 13h30. No Acre, por conta do horário de verão, os portões dos locais estarão abertos das 9h e se fecharão as 10h. Este ano, serão avaliados universitários de 34 cursos entre tecnológicos, bacharelado e licenciatura.

A prova é aplicada pelo Ministério da Educação, através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e é obrigatória para garantir o diploma ou mesmo colar grau ao final da graduação.

Também devem fazer o Enade, os concluintes dos cursos de bacharelado ou licenciatura ou que tenham expectativa de concluir até julho de 2018, e os concluintes dos cursos superiores de tecnologia ou que tenham expectativa de concluir até dezembro de 2017.

O exame será aplicado para avaliação de desempenho dos estudantes dos cursos de bacharel na área de Arquitetura e Urbanismo; Engenharia Ambiental; Engenharia Civil; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Computação; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Florestal; Engenharia Mecânica; Engenharia Química; Engenharia e Sistema de Informação.

A prova também será aplicada para cursos de bacharel ou licenciatura nas áreas de Ciência da Computação; Ciências Biológicas; Ciências Sociais; Filosofia; Física; Geografia; História; Letras – Português; Matemática; e Química. E licenciaturas em Artes Visuais; Educação Física; Letras – Português e Espanhol; Letras – Português e Inglês; Letras – Inglês; Música; e Pedagogia.

Os tecnólogos das áreas de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Produção Industrial, Redes de Computadores e Gestão da Tecnologia da Informação também terão de realizar o exame.

O EXAME

O Enade é realizado em todo o Brasil aos estudantes ingressantes e concluintes de graduação. A cada ano, o exame avalia um grupo diferente de cursos. Os estudantes devem fazer o Enade para obter o diploma, no entanto, não existe um desempenho obrigatório aos alunos.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as Instituições de Educação Superior (IES) serão responsáveis pelo enquadramento dos cursos de graduação nas respectivas áreas de abrangência, pela inscrição dos estudantes em situação irregular junto ao Enade de anos anteriores e dos estudantes habilitados ao Exame de 2017.

O resultado do exame é usado para compor índices que medem a qualidade de cursos e instituições de ensino superior. Segundo a Agência Brasil, em 2016 mais de 551 mil estudantes de educação superior, matriculados em 1.760 instituições, realizaram as provas.

Os estudantes que participarão da prova deverão apresentar-se no local definido pelo Inep, para localizar a sala, assinar a lista de presença e cumprir outros requisitos, providos de documento oficial de identificação com foto e caneta esferográfica de tinta preta, feita em material transparente, para poder realizar o exame.

Fany Dimytria