Estado implanta ensino à distância para cobrir ausência de aulas presenciais

A Secretaria de Educação está promovendo uma série de ações para manter as atividades da rede escolar em padrões mínimos, mesmo durante a pandemia de coronavírus, sem causar prejuízo para os estudantes, no apoio aos pais e na difusão de conhecimentos educativos. Para isso, segundo o Parecer da CEE/AC N° 05/2020 de 28 de Abril de 2020, aprovou o Plano de Implementação de Atividades Pedagógicas Não Presenciais nas Escolas da Rede Pública Estadual durante o Processo de Pandemia do COVID 19, que visa proporcionar aulas não presenciais e atividades de efetivo trabalho escolar para garantir o cumprimento da carga horária mínima obrigatória, estabelecida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica. Assim, a escola  está implementando ações para a inclusão de todos os alunos que tenham ou não, acesso a internet. no ensino à distancia, com distribuição de material didático, especialmente adaptado e por transmissões vias aplicativos, emissoras de Tv e rádio, de sinal aberto e de apostilas.

Essas atividades contarão como Presença e Notas Bimestrais para todos os alunos que estão enviando de volta, devidamente concluídas, as atividades encaminhadas pelos professores para toda a rede.

Trata-se de uma forma moderna de garantir o acesso á educação, mesmo diante das incertezas do futuro, em razão da epidemia.

As atividades já congregam cerca de 40% dos conteúdos escolares e esse número deve subir. A modalidade de ensino à distância pode representar um importante ganho para os estudantes, que desta forma ficam garantidos no ano letivo, assim que a pandemia permitir a volta de aulas presenciais.

O material está sendo disponibilizado a tempo em quantidade e qualidade necessária e pais e professores estão sendo treinados nas técnicas mais modernas de difusão de conhecimento.

Hoje é o dia de ocorrer nova distribuição de conteúdo, via apostilas, com apoio virtual, tanto pela Tv Aldeia, como pelas rádios e aplicativos, que permitem uma moderna interface com os estudantes no processo de avaliação.

As atividades permitem a participação dos estudantes e de seus familiares, a integração com os instrutores de forma prática e objetiva, garantindo o ganho educacional, que corresponde a até 25% da carga horária exigida em cada curso.

Dúvidas podem ser tiradas on line e de forma presencial. com os instrutores.