Estado orienta doadores de sangue a irem ao Hemoacre antes de tomar vacina contra Covid-19

Considerando a importância da doação de sangue e também da vacinação contra a Covid-19, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), orienta os doadores de sangue a irem ao Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemoacre) antes de tomarem a vacina contra o vírus.

O procedimento é explicado pela coordenadora de Capacitação de Doadores do Hemoracre, Quésia Nogueira: “A vacina coronavac é de vírus atenuado, dessa forma, a pessoa pode doar sangue e ser vacinada a qualquer momento; porém, caso o doador se vacine antes de doar sangue, só vai poder doar novamente 48 horas após ser vacinado”.

Muitas pessoas estão precisando de plasma e de plaquetas

De acordo com a gerente-geral da Hemoracre, Josiane Bezerra, dependendo do número de doadores que forem vacinados, as 48 horas podem ocasionar uma grande redução de bolsas de sangue em estoque e prejudicar o tratamento de pacientes.

“São pacientes que estão acometidos pela covid-19, dengue, câncer, e necessitam de plasma e plaquetas para o tratamento. A doação é necessária também para as cirurgias de urgência e eletivas, assim como o tratamento de crianças e adultos que estão em luta contra o câncer, por isso nossa orientação e solicitação é que as doações sejam antes da vacina”, destacou a gerente-geral.