Gladson anuncia abertura gradual do comércio já na próxima semana

A partir da próxima semana deve começar a abertura do comércio da capital, dentro do plano das cores estabelecido pelo governo do estado, que enxerga um novo cenário na pandemia. As medidas devem ser anunciadas até sexta-feira e devem acontecer de modo gradual. O governador disse ontem, na solenidade da troca de bandeiras pelo aniversário do Estado, que não falará mais em flexibilização, mas em convívio. Que a população vai precisar aprender a conviver com o Covid, tomando as medidas necessárias para evitar a propagação, Para proporcionar essa reabertura, os comerciantes e empresas devem seguir as regras de higienização e distanciamento entre os clientes, evitando aglomerações

A decisão sobre o rimo de reabertura será decidido em reunião do governador com a prefeita Socorro Neri e o Ministério Público do Estado amanhã, para definir as etapas do plano e o que deve ser posto em prática de imediato.

O governador assegurou que equipe vai avaliar os números de casos de coronavírus mesmo com a autorização da abertura gradual. “Se notarmos um crescimento no número de casos, volto a fechar tudo de novo. Vamos fazer uma tentativa”, declarou.

Para Gladson, a abertura será o atendimento á reivindicação do comércio, para que seja possível aos empresários pararem de demitir. E que vai a Brasília buscar recursos do governo federal para ajudar as empresas prejudicadas durante a pandemia. “E não será uma ajuda qualquer, vamos buscar planos de recuperação para fazer o comércio forte novamente”, acrescentou.

Gladson Cameli disse que o plano vai exigir que a população aprenda a conviver com o coronavírus, especialmente respeitando as regras de higiene, como a limpeza constante das mãos com álcool em gel, uso de máscaras e mantendo a distância mínima entre pessoas.