Gladson assegura que vacina atingirá 20% da população acreana até 15 de fevereiro

O governador Gladson Cameli assegurou ontem,em solenidade no IDAF, que até o dia 15 de fevereiro pelo menos 20% da população do Acre estará vacinada contra a COVID19. Assegurou que ele mesmo vai coordenar os esforços da campanha de vacinação no Acre e que todos os municípios serão contemplados ao mesmo tempo.

O governador assegurou que manteve contato com o Ministério da Saúde que já teria disponibilizado 6 milhões doses de vacinas para todo o país.

Gladson disse ainda que conversou rapidamente com o governador do Amazonas, Wilson Lima, prestando o apoio e a solidariedade do Acre na crise do sistema de saúde daquele estado e que mandou instalar e oferecer 1º leitos de UTIs no Estado para acomodar pacientes transferidos por falta de oxigênio em Manaus e nos municípios amazonenses.

Ainda ontem os dois primeiros pacientes já chegaram ao Acre, um denso levado a Cruzeiro do Sul e outro a capita. Gladson lamentou a politização em torno da COVID e das vacinas, o que, para ele, só prejudica a população.

O Acre vai continuar a dar assistência aos municípios amazonenses limítrofes com o estado, atento à proliferação da nova cepa do COVID descoberta no estado vizinho.

Antes da solenidade do IDAF o governador vistoriou a unidade de produção de gases instalada no INTO, na capital, uma das três montadas no estado e que afasta o risco de falta oxigênio nos hospitais acreanos. Essa é uma conquista da ação do governo na pandemia, que fez todos os esforços para que o Acre adquirisse essa tecnologia. Por exemplo, a usina de Cruzeiro do Sul foi adquirida na Eslováquia, país do centro europeu, depois de complicadas e intensas negociações.