Governador pedem aquisição de kit intubação para pacientes com COVID 19

Todos os estados brasileiros estão reivindicando do Governo Federal o envio de medicamentos para tratar o Covid 19. A situação é mais crítica em relação aos medicamentos para casos graves da doença, embora em alguns estados até analgésicos já estão com estoque baixo.

O Fórum Nacional de Governadores, inclusive com assinatura do governador Gladson Cameli, do Acre, enviou ao Ministério da Saúde um ofício do Conselhos Nacionais de secretários estaduais e municipais de saúde solicitando aquisição emergencial de medicamentos que compõe o kit de intubação utilizados nas unidades de terapia intensiva. As UTI dos hospitais públicos necessitam desses insumos para o tratamento dos pacientes graves infectados pelo coronavírus.

Acontece que os fabricantes nacionais que tradicionalmente atendem às necessidades dos Estados, não estão conseguindo suprir a demanda do mercado, que aumentou muito na pandemia. Na nota, os governadores informam que o oferecimento regular desses medicamentos é de suma importância para garantir o fluxo nos hospitais e pedem ao Ministério da Saúde que estabeleça uma forma de aquisição, seja no mercado nacional ou no internacional, através da organização Panamericana de saúde.