Governo entrega equipamentos agrícolas a comunidades de Tarauacá

A terça-feira, 22, foi um dia histórico para os moradores de diversas comunidades rurais de Tarauacá, que receberam do governo do Estado, em um grande ato realizado na Vila São Vicente, à margem do Rio Gregório, 129 kits de produção e dois galpões de comercialização de produtos florestais.

Flash_Secom_Acre_GM2203160224

Os investimentos somam R$ 1,2 milhão, oriundos do programa global REDD for Erly Movers (REM), fruto da cooperação com o banco alemão KfW.

O evento contou com a presença do prefeito em exercício de Tarauacá, Chagas Batista, do deputado estadual Jenilson Leite, do secretário de Estado de Meio Ambiente Edegard de Deus, da diretora-presidente do Instituto de Mudanças Climáticas, Magaly Medeiros, do vereador Sidenir das Chagas e de lideranças comunitárias.

“O programa REM/KfW constitui um importante investimento do governo alemão para apoiar os moradores das nossas florestas a usar com sabedoria os nossos recursos naturais. Usando de forma sustentável as áreas abertas, evitando desmatamentos e conservando os recursos florestais ainda existentes. A criação de pequenos animais, a piscicultura, o plantio de açaí e outras frutas, são exemplos destas ações para melhorar a vida e conservar as florestas”, destacou o secretário de Meio Ambiente.

A entrega visa fortalecer a agricultura familiar e melhorar a qualidade de vida das famílias das áreas rurais do município. Ao todo, foram mais de 160 famílias beneficiadas.

“Estamos falando de mais de 500 pessoas que recebem benefícios de equipamentos para o trabalho, como motores, casas de farinha, roçado, engenho e dois grandes armazéns. Isso mostra que o trabalho do governo não para. Nos próximos dias vamos trazer mais 2,5 milhões de reais para outras comunidades rurais”, destacou Tião Viana.

Secom_Acre_GM2203160213-1000x800

Florestas públicas fortalecidas

Para fortalecer o trabalho dos produtores florestais, Tião Viana descerrou as placas inaugurais dos Centros de Comercialização e assinou os convênios com o Fundo Estadual de Florestas para manutenção e outras ações.

Um dos galpões está localizado na Vila São Vicente, em Tarauacá, e o outro na Vila Francisco de Assis, às margens do Rio Liberdade, em Cruzeiro do Sul.

O presidente da Associação de Moradores da Comunidade Francisco de Assis, Clemilton Rocha, o Xuxa, destacou a importância da valorização das florestas públicas do Acre que se tornam cada vez mais fortalecidas.

“A gente agradece ao governador Tião Viana, que apoia constantemente os produtores florestais do Acre e que nos deu a oportunidade de conhecer e viver o conceito real de florestas públicas no estado”, destacou a liderança.

Chagas Batista lembrou que o fortalecimento do setor rural foi um árduo trabalho que começou no governo de Jorge Viana e ganhou ainda mais força nesta gestão.

“Estamos realizando um ato de conquista aqui no Gregório, que vai beneficiar centenas de famílias em nosso município”, disse Batista.

Valorização do produtor rural

O deputado estadual Jenilson Leite parabenizou o trabalho do governo e pontuou que a política é a arte de fazer as pessoas felizes, nesse caso, com a valorização do homem do campo, o produtor rural.

“Quando encontramos agentes da política que têm essa determinação de trabalho pelas pessoas, vemos a mudança na vida delas. Essas pessoas viviam em extrema dificuldade, e hoje, com os esforços do governo, apreciamos novos resultados”, disse o parlamentar.

Secom_Acre_GM2203160215

Representando os pequenos produtores rurais da Vila São Vicente, a presidente da Associação, Maria Aparecida Nunes, disse que o ato representa um sonho antigo das comunidades ribeirinhas.

“O senhor [governador] tem feito por nós o que nenhum governo fez em anos: está realizando o nosso sonho de viver uma vida de esperança e oportunidades. Em nome da nossa comunidade, agradecemos por essa entrega, que mudará a vida de tantas famílias”, agradeceu a liderança.