Internos na Casa do índio recebem vacina na capital

O distrito sanitário indígena do alto rio Purus, sediado em Rio Branco, vacinou nessa segunda-feira os índios que estão em tratamento e albergados na casa do índio- CASAI, situada no bairro Plácido de Castro. Além do trabalho de vacinação nas aldeias os Dsei’s começaram a vacinação dos índios contra a covid 19 que estão em tratamento na casai. O local serve como apoio aos índios que chegam das aldeias e precisam fazer exames e tratamento médicos.

Antes da vacina. houve um trabalho de convencimento, já que alguns indígenas estavam com medo de receber a imunização. A técnica em saúde, Elza Manchineri, que foi uma das quatro primeiras pessoas que receberam as doses no Acremostrou para os índios que não havia riscos. “Eles disseram que tem medo de morrer e virar alma tomando a vacina. Precisamos ter calma, as pessoas passam informações erradas a todo momento”, explicou.

Nem todos os índios que estão em tratamento receberam a vacina de proteção da covid 19, explicou a Coordenadora do Dsei, Carla Mioto. “Em alguns casos o medicamento foi enviado a aldeia, outros só vão ser vacinados quando os médicos autorizarem, como quem faz acompanhamento do câncer, por exemplo”, explicou.

Além dos indígenas internados, os servidores que trabalham na casai também receberam a vacina. “Esses servidores cuidam direto dos pacientes que chegam das aldeias com a covid 19. Depois cuidam dos pacientes aqui na CASAi até que ele esteja em condições de voltar para as aldeias”, disse.