Mais cinco mortes por covid-19 e 253 novos casos nas últimas 24 horas

Cezar Negreiros

Acre registra mais cinco mortes por covid-19 e 253 novos casos da doença, segundo balanço da Secretaria Estadual de Saúde do Acre (Sesacre).  Agora são 399 óbitos em pouco mais de 90 dias e quase 15 mil infectados nos municípios acreanos.    A capital responde por 277 mortes e 7.550 dos casos, seguido de Cruzeiro do Sul que já contabiliza 38 óbitos e 2.180 contaminados e Tarauacá, com apenas seis mortes e 833 infectados.

O boletim epidemiológico do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) revelou que foram notificados 34.989 casos suspeitos da doença, mas 19.918 casos descartados. Mais 130 exames ainda aguardam o resultado laboratorial do RT-PCR do laboratório Mérieux e do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen-AC), enquanto 8.460 pessoas já estão curadas,  pois não apresentam mais o vírus no organismo. De acordo com o levantamento do DVS, foram registradas duas mortes em Rio Branco,  Brasileia, Sena Madureira e  Tarauacá registram uma morte cada. Sendo duas pessoas do sexo masculino e três do feminino, com idades entre 53 e 90 anos.

A primeira vítima tinha 53 anos, mas veio a óbito na última segunda-feira (dia 6) no Hospital Santa Juliana, a segunda era um aposentado de Sena Madureira que tinha 90 anos, que faleceu na mesma ocasião, no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Acre (INTO-AC). A terceira vítima era uma aposentada de 82 anos, que morreu na mesma ocasião (no INTO-AC), a quarta era uma moradora de Brasileia que tinha 82 anos, que morreu no último sábado (dia 4) no Hospital de Clínicas Raimundo Chaar em Brasileia e a última era uma moradora de Tarauacá que tinha 82 anos, que faleceu no dia 25 de junho, no Hospital Dr. Sansão Gomes em Tarauacá.