Mais dez mortes por covid-19 em três municípios acreanos

Cezar Negreiros

Os números assustam: 10 mortes por covid-19 e 345 novos casos de contaminação nas últimas 24 horas, o estado agora contabiliza 181 óbitos 7.021 casos da doença. Em contrapartida, mais de 200 pessoas estão internadas no estado, sendo 41 pacientes nos leitos das Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) e aproximadamente 167 pacientes nas enfermarias das unidades hospitalares. De acordo com o boletim epidemiológico do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), as vítimas desta vez foram quatro mulheres e seis homens, que estão na faixa etária dos 18 aos 82 anos de idade.

O primeiro caso é de uma adolescente de 18 anos, moradora do município de Rodrigues Alves, que faleceu na última quarta-feira no Hospital do Câncer do Acre (Unacon), o segundo de uma mulher de 56 anos, que morreu na mesma ocasião no Hospital Regional do Juruá, no município de Cruzeiro do Sul, a terceira vítima era uma aposentada de 64 anos, que na última terça-feira (dia 2) num leito da UTI do Instituto de Traumatologia e Ortopedia no Acre (INTO-AC), enquanto a quarta tinha  76 anos, mas veio a falecer na última segunda-feira (dia 1) no Hospital de Urgência e de Emergência de Rio Branco (Huerb).

A quinta vítima tinha 48 anos, mas morreu na última quarta-feira (dia 3) no internado no Hospital Regional do Juruá  em Cruzeiro do Sul, a sexta era um aposentado de 70 anos, que veio a morrer na última quarta-feira (dia 3) num leito de UTI do Instituto de Traumatologia e Ortopedia no Acre (INTO-AC), a sétima tinha 73 anos, mas veio a falecer na mesma ocasião, na UPA do Segundo Distrito.

A oitava vítima era um aposentado de 77 anos, morador de Cruzeiro do Sul,  que faleceu na última quarta-feira (dia 3), no Hospital Santa Juliana, a nona tinha 82 anos, mas morreu na mesma ocasião, no Hospital Regional do Juruá, no município de Cruzeiro do Sul e a 10ª vítima era um aposentado de 82 anos, também morreu na última quarta-feira no Hospital Santa Juliana.

Apelo – O médico socorrista Rondney Brito, do Hospital Regional do Juruá,  usou as redes sociais para fazer um apelo para a população respeitar o isolamento social. Estima que cerca de 10 mil cruzeirenses estejam infectados pelo coronavírus, mesmas que as autoridades da Vigilância Municipal apontem para 1.312 casos da doença. “Não acreditem nos números citados pela gestão municipal, pois esses números dão a falsa ilusão de poucos casos”, alertou o profissional de saúde.

Em seguida, ele pede os internautas e a população para ajudar no controle do surto no município, porque o isolamento é a única proteção mais segura. “Nós estaremos todos os dias no hospital por vocês dia-e-noite, mas nos ajudem a evitar cada vez mais contaminação, o perigo é maior do que o divulgado”, declarou o médico cruzeirense em tom de desabafo.