Mais oito mortes por covid-19 e 340 novos infectados

Cezar Negreiros

O Acre registrou oito mortes por covid-19 e 340 novos casos da doença, agora a Secretaria Estadual de Saúde do Acre (Sesacre) contabiliza 12.644 pessoas infectadas e 343 óbitos.  Porém, registrou cerca de 40 mortes e 1.270 pessoas contaminadas nos últimos cinco dias, enquanto no mesmo período da semana passada tinha contabilizado apenas 33 óbitos e 1.345 casos da doença.

De acordo com o boletim epidemiológico do Departamento em Vigilância em Saúde (DVS), sete vítimas  (quatro pessoas do sexo masculino e quatro do sexo feminino) eram de Rio Branco e uma de Sena Madureira,  com idades entre 39 e 90 anos. Quatro delas  trabalhavam na educação, o professor universitário Nilson de Andrade Silva, que trabalhava na Faculdade Euclides da Cunha,  o gestor da Escola Alto Alegre- II, professor Edineudo, o funcionário de escola João Rodrigues e  a funcionária de Apoio Administrativo Maria Elizabete dos Santos ( a Betinha), ocorrido no dia de hoje na capital acreana de covid-19. 

A primeira vítima tinha 48 anos, mas veio a falecer na última quinta-feira (dia 25) no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), o segundo era morador de Sena Madureira e tinha 50 anos, morreu no dia de ontem no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC), a terceira vítima que tinha 62 anos, faleceu no último dia nove de junho no Huerb, mas o resultado do exame sorológico com a confirmação saiu no dia de ontem, mas o último era um aposentado de 90 anos, que morreu na última quinta-feira ns mesma unidade de saúde.

A quinta vítima tinha apenas 39 anos, veio a falecer no último dia 6 de junho no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), mas o exame saiu agora, a sexta tinha 54 anos, morreu na última quinta-feira (dia 25) na mesma unidade de saúde,  a sétima tinha 58 anos, mas morreu no último dia 9 de junho, no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC), e a oitava vítima era uma aposentada de 67 anos, que faleceu no último dia 6 de junho, no INTO-AC.

A Sesacre informou ainda que 29.858 casos suspeitos da doença foram notificados, sendo que 16.691 casos descartados. Por enquanto, 523 exames  aguardam resultado laboratorial (RT-PCR) do laboratório Mérieux e do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre, o Lacen-AC. Em contrapartida,  6.974 pessoas já estão curadas, quase todos os leitos de UTI (Unidades de Tratamento Intensivo) estão ocupados no estado.  Um indígena da etnia dos Kaxinawás de 98 anos idade, residente no município do Jordão foi transferido às pressas numa aeronave para o Pronto-Socorro do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb).  O seu estado de saúde é grave, mas o paciente  luta pela vida num leito da unidade hospitalar.