Mais três mortes por covid-19 e 75 novos casos da doença

Cezar Negreiros

Mais três mortes por covid-19 registradas no Acre, segundo boletim epidemiológico divulgado na tarde de ontem pela Secretaria Estadual de Saúde do Acre (Sesacre). A primeira vítima era moradora do município de Acrelândia e morreu no último dia 28 de abril, o resultado do exame com a sorologia saiu apenas no dia de ontem, enquanto a segunda vítima de 58 anos de idade residia em Rio Branco,  deu entrada na UPA do Segundo Distrito (no dia 28 de abril), mas veio a óbito no último domingo (dia 3) no Pronto –Socorro do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb).

O terceiro paciente estava internado na unidade de saúde desde o último dia 20 de abril, onde vinha lutando pela vida num leito da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), mas faleceu na manha de ontem, conforme o boletim médico divulgado pelo PS.O estado já contabiliza 28 mortes por covid-19, mas em 72 horas chegou a registrar 10 óbitos, pois até a última quinta-feira tinha apenas 18 mortes.

De acordo com o boletim divulgado pelo Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), os  casos de covid-19 com sorologia positiva chegou em torno de 733 casos, pelo menos 75 novos casos nas últimas 24 horas. A capital acreana desponta com 630 casos de covid-19, em segundo lugar o município de  Plácido de Castro, com 41 anos e duas mortes.  Acrelândia, com 15 e uma morte; Cruzeiro do Sul, com 11 casos, Senador Guiomard, com 10 casos, Xapuri, com 9 casos;  Sena Madureira, Tarauacá, Mâncio Lima, Bujari e Porto Acre, com 2 casos e Assis Brasil e Feijó, com 1 caso.

O professor Carlos Beliza usou as redes sociais para comunicar que ele e a sua noiva Geina Lima tinham sido infectados pelo. Relatou que há 17 dias esteve na capital acreana e comprou um marmitex num  restaurante da cidade. Aproximadamente 13 municípios acreanos registraram casos com sorologia positiva para a doença altamente infectante. Os municípios de Sena Madureira, Feijó, Tarauacá e Assis Brasil registraram casos da doença nas últimas 72 horas, segundo  informações disponibilizadas pelo Centro de Infectologia Charles Mérieux.

O relatório da DVS aponta que foram notificados 3.480 casos suspeitos de covid-19, mas 2.431 (70,0%) descartados e 316 (9,0%)  aguardam resultado do exame laboratorial. Em contrapartida, 476 pessoas infectadas em isolamento domiciliar, 40 internados nas unidades de saúde, sendo 11 na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) por conta das complicações clínicas e 29 pessoas nas enfermarias e 189 pessoas curadas da doença.