Minoru Kinpara defende aprovação do Fundeb já para o ano que vem

O candidato do PSDB à Prefeitura de Rio Branco Professor Minoru Kinpara, publicou em suas redes sociais, hoje. uma intransigente defesa da renovação do Fundeb, que entra em votação na Câmara Federal. O governo do presidente Bolsonaro propõe que o Fundeb seja renovado apenas no ano de 2022, mas a proposta levada ao plenário hoje garante a renovação já para o próximo ano. Minoru destacou na postagem que defende a proposta original levada a Câmara, de renovação já para 2021 e tornando o fundo permanente, afirmando que o Fundeb se constitui na principal fonte de financiamento da Educação Básica e que inclui todas as modalidades e etapas do ensino regular.

Concorda que caso o Fundeb seja renovado apenas em 2022, os municípios brasileiros vão perder 63% do financiamento da Educação Básica. O candidato destaca que o Dieese informa que os municípios brasileiros são responsáveis por 97% das matrículas da rede Municipal de Educação Básica. Se Fundeb acabasse hoje, 71% dos Municípios teriam seus investimentos em educação básica reduzidos e 20,5 milhões de estudantes da Educação Básica seriam prejudicados.

Nesse sentido, Minoru Kinpara pede que os deputados federais deem especial atenção à pauta do Fundeb, pois qualquer mudança vai impactar diretamente na educação básica dos 22 municípios acreanos. Para Minoru, fortalecer o Fundeb é fortalecer a educação básica.