No Dia do Professor, prefeitura faz balanço dos grandes avanços em dois anos

Rio Branco está em uma situação de destaque na avaliação da educação no Brasil. A capital acreana conseguiu alcançar a segunda melhor nota entre todas as capitais brasileiras no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgado em setembro passado. Rio Branco conseguiu melhorar seu desempenho e avançou em relação aos dados de 2017, quando ocupava a terceira posição.

Outro índice também mostra essa evolução obtida na administração da prefeita Socorro Neri, com o Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb) em que Rio Branco subiu da terceira para a segunda posição em 2019.

Em pouco mais de dois anos, a gestão da professora e prefeita Socorro Neri conseguiu avanços significativos, ampliando ainda mais a excelência da educação municipal. São aproximadamente 25 mil crianças, da creche ao 5º ano do ensino fundamental, sob responsabilidade da Prefeitura de Rio Branco.

“A cidade é boa à medida em que ela cuida do futuro das crianças e também do presente. Uma cidade boa é aquela que protege e promove o desenvolvimento da infância e da juventude. Tenho dito que apostar na Educação das nossas crianças é a melhor mensagem que podemos enviar ao futuro, e é isso o que estamos buscando fazer”, disse Socorro Neri.

Desde que assumiu a prefeitura, Socorro Neri tem implantado medidas, programas, realizado obras de melhorias e de infraestrutura na rede municipal. Nestes dois anos apenas no comando do executivo, sua gestão foi responsável pela alteração do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos servidores da Educação, com a criação da Gratificação de Incentivo à Aprendizagem, na categoria de verba permanente; regulamentou a distribuição da carga horária dos professores, definiu as atribuições típicas dos profissionais da Educação Especial: Atendimento Educacional Especializado (AEE), Mediador, Libras e Bilíngue e deu tratamento mais justo e isonômico para gratificação de Diretor e Coordenador Administrativo.

“A prefeita Socorro Neri tem sido muito sensível às causas da Educação, pelo fato também de ser professora, ela tem um olhar diferente. A partir de decisões dela, em tomar medidas administrativas, não somente conseguimos manter os bons indicadores da educação, como realizar grandes melhorias de valorização do nosso quadro funcional e nossos espaços”, pontou a professora Vomea Araújo, secretária Municipal de Educação.

Só professores efetivos

Com Socorro Neri Rio Branco passou a ser a única capital brasileira a contar com 100% de professores efetivos. Mais de 850 profissionais de Educação passaram por processo seletivo e foram contratados e efetivados pelo município em sua gestão.

“Não há como não nos emocionarmos diante de situações em que esses professores esperaram 20, 30 anos para poderem assumir esses cargos definitivamente. Para a carreira é fundamental ter professores no quadro efetivo e que possam receber permanentemente formação continuada e que tenham condições de progredir profissionalmente. Temos nos empenhado para garantir que eles tenham as melhores condições de trabalho possíveis e assim sejam a diferença na gestão das nossas escolas e no futuro dos nossos alunos”, disse a prefeita em ato da posse de 676 educadores realizado em fevereiro deste ano.

Professores do ensino infantil, fundamental e de ensino especial, assistentes de creche, mediadores, nutricionistas e motoristas fazem parte dos profissionais já empossados. A professora Rosemira Oliveira de Souza tem 26 anos dedicados ao magistério e o amor pela sala de aula foi repassado para a filha Ana Rosa Oliveira de Souza que assumiu o cargo de professora efetiva do ensino fundamental.

“É um momento histórico não apenas para a Educação em Rio Branco, mas também para a minha família. Meu legado nessa profissão tão linda será continuado pela minha filha num momento em que eu já estou pedindo a aposentadoria. É uma felicidade muito grande para nós”.

Creches

Sete creches foram entregues pela gestão Socorro Neri às crianças da capital acreana, localizadas no Loteamentos Jequitibá, Juarez Távora, Vale do Carandá, Novo Eldorado, Cabreúva, Aroeira e Andirá. Socorro Neri também criou o projeto Cuidando de quem Educa, com mais de 21,6 mil procedimentos em saúde levados aos profissionais da educação.

Apoio nutricional

Durante a pandemia do novo coronavírus, o apoio nutricional aos alunos foi mantido. 30 mil kits merenda foram entregues em 3 remessas para alunos e famílias em situação de vulnerabilidade social. Também durante este período, a Prefeitura de Rio Branco criou o Portal da Escola com diversas atividades educativas e recreativas para divertir, instruir e estimular a participação da crianças enquanto as aulas não podem ser retomadas presencialmente.

“O esforço tem sido grande. É evidente que ainda há muito a ser feito, mas não podemos deixar de comemorar nossas conquistas, e todas elas só são possíveis com o apoio, participação e esforço de todos os professores e dos profissionais que vivenciam o dia-a-dia das nossas escolas. São eles que constroem esses excelentes resultados que garantem o direito à aprendizagem dos nossos alunos”, agradeceu Socorro Neri.