Operação conjunta resgata 14 trabalhadores e aplica multa por desmate ilegal

A Polícia Federal, em conjunto com Auditores-fiscais do trabalho do Grupo Especial de Fiscalização Móvel, ICMBIo e IBAMA, deflagrou a Operação Contributo na região do município de Boca do Acre/AM, visando reprimir os crimes de trabalho escravo, desmatamento ilegal e invasão de terras públicas.

Ao todo, foram resgatados 14 trabalhadores em condições análogas à de escravo e apreendidas 10 motosserras e 3 armas de fogo, além da aplicação de diversas multas ambientais por desmatamento ilegal, descumprimento de embargos impostos pelo ICMBio e violação à direitos trabalhistas.

Os trabalhadores resgatados ficavam alojados em acampamentos de lona dentro da mata, os quais tinham péssimas condições de higiene e salubridade.

As áreas desmatadas pelos criminosos eram utilizadas, em sua maioria, para formação de pastagens e criação de boi de corte.

A operação contou com a participação de 8 Policiais Federais, 6 Auditores-fiscais do trabalho, 4 agentes do ICMBIo e 2 do IBAMA, além do apoio do Comando de Aviação Operacional – CAOP da Polícia Federal.

As instituições continuarão atuando em conjunto na região, a fim de coibir tais práticas, bem como para retirar os bovinos das áreas embargadas pelos órgãos ambientais e impedir a queimada das áreas desmatadas.