Operação Gota leva vacina para comunidades de difícil acesso

Uma verdadeira força-tarefa se prepara para iniciar no Acre a Operação Gota, campanha de vacinação que oferece todas as imunizações disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Para chegar às comunidades de difícil acesso, a operação conta com a ajuda da FAB (Foto: Sesacre)

O Acre faz parte dos estados da Região Norte que receberão reforços da Força Aérea Brasileira (FAB) para a atualização do calendário vacinal.

A missão, uma operação conjunta entre o Ministério da Saúde, Ministério da Defesa, Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) e municípios, é chegar às áreas de difícil acesso com o auxílio de helicópteros da FAB. A Operação Gota se inicia nesta quarta-feira, 25, e segue até 6 de agosto.

Com o apoio dos ministérios, a meta é alcançar as populações ribeirinhas, rurais e comunidades indígenas, imunizando cerca de quatro mil pessoas em 46 localidades de Sena Madureira, Xapuri, Feijó, Tarauacá, Jordão, Cruzeiro do Sul, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo.

No planejamento da operação, de acordo com a gerente de Imunização e Rede de Frio da Sesacre, Dora Holanda, foram estabelecidas três bases no estado para atender as localidades dos municípios prioritários, iniciando as ações em Cruzeiro do Sul, depois na base de Tarauacá, finalizando em Rio Branco.

“Uma ação que busca garantir a consolidação do direito à saúde. O apoio da FAB é de fundamental importância no programa de vacinação no Acre, pois sem esse auxílio aéreo de helicópteros não conseguiríamos chegar a muitas localidades que, dependendo da época do ano, não têm acesso nem por meio fluvial ou terrestre”, destaca Dora.

As populações serão vacinadas contra sarampo, febre amarela e meningite, além de outras doenças que podem ser prevenidas, cujas vacinas fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação e no Calendário Básico de Vacinação Indígena.

A ação envolve enfermeiros, técnicos de enfermagem, funcionários das secretarias estadual e municipal de Saúde, militares do Ministério da Defesa e da Aeronáutica, entre outros profissionais.