Operação integrada permite transferência de paciente no interior

A decisão de transferir temporariamente de Rio Branco para Cruzeiro do Sul o helicóptero Harpia 4 do governo do Estado foi uma medida crucial. No primeiro dia em que chegou no Juruá, a aeronave já foi utilizada para socorrer um homem com Covid-19 que estava internado na unidade de saúde em Marechal Thaumaturgo.
José Maria da Silva, de 36 anos, foi removido para o Hospitaldo Juruá na tarde deste sábado, sob os cuidados da tripulação do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).
O paciente é diabético e seu estado de saúde se agravou. A equipe do suporte aéreo aterrissou no estacionamento do Hospital do Juruá, onde o paciente foi entregue à equipe médica. De barco, a viagem entre as duas cidades demora cerca de três dias.
A tripulação do Ciopaer no Juruá está composta pelo comandante Cel. Sérgio Albuquerque, o copiloto Nayck Trindade, os tripulantes Uildenberg Lima, João Paulo Vale e Vilisson de Jesus e o B mecânico Alex Mattos.
O Harpia 4 vai atuar durante o período de três meses dando suporte no transporte e remoção de pacientes, operações de fiscalização na área de fronteira e ambiental, dentre outras atividades.